O executivo Ildefonso de Castro Deus Neto, ex-presidente da rede KFC no Brasil, vai investir em sua própria linha de fast food de frango frito, a Frangolito. Fundada em São José do Rio Preto, no interior paulista, a empresa já opera 12 lojas. Tendo Ildefonso como sócio, a estratégia é chegar a 200 unidades nos próximos quatro anos, com investimento de R$ 60 milhões. Até dezembro, em sociedade com o empresário Lucas Campanha, serão abertos 15 endereços. “Chegou a hora de consolidar uma nova rede no segmento, apesar dos grandes desafios que estão na economia”, diz. O plano, segundo ele, é inaugurar 32 lojas em 2021, 40 em 2022 e 50 por ano entre 2022 e 2023. A rede já assinou contrato de fornecimento com a Coca-Cola e com o frigorífico BRF, maior produtora de carne de frango do mundo. Para atrair investidores e acelerar a expansão por meio de franquias, a Frangolito (que mudará, a partir desta semana, para Frango Lito) vai oferecer formatos de restaurantes com investimento de R$ 230 mil e rentabilidade de 18% a 20% – bem abaixo do aporte de R$ 1,6 milhão necessário para abrir restaurantes do KFC ou Popeyes, por exemplo. “Vamos aproveitar a paralisação das empresas e da economia pelas próximas semanas ou meses para, com cuidado e responsabilidade, intensificar as construções, onde isso for possível. No segundo semestre, vamos operar a todo vapor”, afirma. Homem de confiança de Carlos Wizard Martins, que comprou o direito sobre a marca KFC da americana Yum! brands e a vendeu para o grupo International Meal Company (IMC), Ildefonso assumiu a presidência da rede americana no Brasil em 2014, com 48 lojas, e a deixou com 95 unidades, cinco anos depois.

(Nota publicada na edição 1163 da Revista Dinheiro)