Giro

Apesar de casos de miocardite, cardiologistas reforçam importância da vacina

Crédito: Reprodução/Unsplash

A miocardite, ou inflamação do músculo cardíaco, foi verificada em alguns pacientes jovens que tomaram vacinas contra a covid-19. (Crédito: Reprodução/Unsplash)

A notícia sobre uma ligação potencial entre a vacina da covid-19 e o desenvolvimento de uma doença cardíaca em jovens tem causado dúvidas em alguns pais na hora da imunização. Mas, cardiologistas pediátricos dos Estados Unidos se uniram para advertir que o coronavírus é mais perigoso do que a possibilidade desta doença.

A miocardite, ou inflamação do músculo cardíaco, foi verificada em alguns pacientes jovens que tomaram vacinas contra a covid-19. Em quase todos os casos de jovens vacinados (com idades entre 16 e 24 anos), os sintomas desapareceram rapidamente.

+ Brasil tem 30,43% da população vacinada com a primeira dose contra a covid

De acordo com uma matéria da CNN, os casos de miocardite foram detectados entre os jovens após a vacinação com as vacinas Moderna ou Pfizer. Ainda assim, a recomendação pela vacina continua, já que a miocardite é relativamente incomum.



A doença também pode ser causada por uma infecção viral ou bacteriana. A vacina contra a varíola também já foi associada à miocardite. A doença tem um amplo espectro, com casos em que os pacientes não sentem nada e ficam bem sem tratamento.

Pessoas desde a puberdade até os 30 anos correm maior risco de miocardite, de acordo com a Fundação de Miocardite dos EUA. Os homens são afetados duas vezes mais que as mulheres.

Até maio deste ano, quase 170 milhões de americanos já tinham pelo menos uma dose da vacina contra a covid-19. Destes, havia menos de 800 casos de miocardite ou pericardite (inflamação do tecido ao redor do coração).

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago