Enquanto a maioria das empresas de tecnologia só tem más notícias, os papéis da America Online latino-americana subiram de US$ 3,50 para US$ 7,80 na última semana. Lançadas a US$ 8, as ações da Aola chegaram a valer US$ 2,5 em janeiro deste ano. Os resultados do primeiro trimestre deram novo fôlego à empresa de Charles Herington (foto). Segundo o relatório, o provedor alcançou a marca de 750 mil assinantes na região. ?Apesar do começo desastroso, eles deverão alcançar o lucro antes do esperado?, diz Stephen Graham, analista de Internet do UBS Warburg.

ESFRIOU A REDE

O ritmo de crescimento da Internet está diminuindo nos EUA. Pela primeira vez na história, o número de pessoas que navegam pela rede teve uma redução. A queda foi registrada pela Telecommunications Reports International, uma firma de pesquisas de Washington, que mede a audiência da rede desde sua infância, em 1980. O número de usuários residenciais caiu 0,3% no último trimestre. Um dos motivos apontados é o desaquecimento da economia americana, que afetou a venda de PCs.

SUPERPODEROSOS

Duas boas novidades chegam juntas ao mercado e prometem encher os olhos dos amantes da tecnologia pessoal. Tanto o computador de mão da Sony quanto o celular da Matsushita, este ainda em protótipo, impressionam pela qualidade da tela de cristal líquido. O Clié, da Sony ? que está sendo vendido por US$ 499 ? vem com tocador MP3 e processador de 33 MHz. A convergência de funções também é o atrativo do celular 3G da Matsushita. Além do tradicional recurso de voz, o aparelho permite que o usuário tenha acesso a páginas completas da Internet e passe a imagem pela barra lateral, como na tela de um PC.

? O mercado de serviços de Internet na América Latina cresceu 63% em 2000, segundo o IDC. O movimento foi de US$ 2,2 bilhões

? O site Submarino encerrou suas operações na Argentina e em Portugal. Querem concentrar os negócios no Brasil e México

? Pesquisa do eMarketeer aponta Miami como a melhor cidade para coordenar projetos na América Latina

 

CONCORRÊNCIA NA TV

O sucesso da parceria entre Silvio Santos e Microsoft, para a criação do ?computador do milhão?, está ajudando a concorrência. A Compaq, que não participa do projeto, vem aumentando suas vendas desde que a promoção foi anunciada no programa do SBT. O efeito foi motivado por uma propaganda dos computadores Compaq durante os intervalos do Show do Milhão. O site da empresa caiu duas vezes no último domingo por excesso de pedidos.

FUSÃO DE BOLA

Depois de algumas semanas de negociação, o site de entretenimento Olé finalmente concluiu a aquisição do concorrente SeuTime.com.br. O serviço dos dois sites é praticamente o mesmo: a negociação de jogadores de futebol em uma bolsa de apostas, como num pregão. Em um ano de Internet, o número de usuários cadastrados no Olé pulou de 9 mil para 270 mil. ?Nosso projeto é ainda maior. Queremos criar uma Academia Brasileira de Futebol?, diz o jornalista Vital Battaglia, idealizador do Olé e diretor de conteúdo do site.

DINHEIRO ? O SeuTime deixará de existir?
Vital Battaglia ? Não. Por enquanto, continuaremos com a operação dos dois sites. A idéia é que um complemente o outro.

DINHEIRO ? Quem é o público-alvo do Olé?
Battaglia ? Nosso público é o amante do futebol. Pode ser desde o adolescente até o maior conhecedor do esporte. Além disso, falamos de um assunto que é entendido e praticado em vários países.

DINHEIRO ? Existe, então, a possibilidade de expandir o negócio para outros países?
Battaglia ? Certamente. Você imagina um fórum sobre futebol reunindo brasileiros e argentinos? Cerca de 70% dos nossos usuários falam inglês, o que facilita a troca de informações.

BEBÊ.COM

O hospital americano Sequoia, localizado no Vale do Silício, decidiu incorporar a onda pontocom que envolve a região. A empresa está concede um endereço de e-mail e um nome de domínio a todos os bebês que nascerem em sua maternidade. A novidade foi implementada em parceria com a Namezero.com, especializada em registro de domínios. O serviço é gratuito.

 

SOFTWARE GENÉRICO

Cerca de 800 mil cópias de programas com código livre devem desembarcar no Brasil até o final do ano. Números divulgados pela Potenza Consultoria mostram que as empresas brasileiras estão combatendo a pirataria com a adoção de softwares livres, mais baratos que os de ?marca?, como Word e CAD. Segundo ele, com R$ 540 milhões é possível substituir todos os programas piratas por ?genéricos?.

BOLA DE CRISTAL

O Yankee Group resolveu rebater a desconfiança do mercado quanto aos números da Nova Economia. O instituto divulgou um relatório afirmando que, nos últimos 30 anos, seu índice médio de acertos foi de 98% ? uma bola de cristal. Uma fatia das empresas vem culpando os institutos de pesquisa pelo inchaço na bolha pontocom.

PARCERIA NO WAP

O Yahoo!Brasil definiu sua última parceria no setor de telecomunicações. O contrato final foi fechado com a BCP, operadora da banda B de São Paulo. Com isso, os assinantes Wap terão acesso a informações e serviços do portal pelo celular,
como notícias financeiras e e-mail. Outras três operadoras
de telefonia móvel também utilizam o conteúdo do
Yahoo: Telesp, Telefonica e Tess.