Mundo

Ao vivo: SpaceX lança foguete tripulado apenas por civis nesta quarta-feira (15)

Crédito: Reprodução / Instagram

A bordo da nave Crew Dragon os quatro tripulantes vão passar cerca de três dias na órbita da Terra (Crédito: Reprodução / Instagram)

Nesta quarta-feira (15), a SpaceX, do dono da Tesla Elon Musk, lança sua primeira missão tripulada somente por civis, a Inspiration4. A bordo da nave Crew Dragon os quatro tripulantes vão passar cerca de três dias na órbita da Terra.

O objetivo da missão é conduzir experimentos científicos e arrecadar fundos para um hospital. O lançamento da missão está programado para acontecer às 21h (horário de Brasília), a partir de um foguete Falcon 9, mas há uma janela de 24 horas para o lançamento oficial do foguete.

Será possível acompanhar o lançamento, que tem base no Kennedy Space Center da NASA na Flórida, nos Estados Unidos, pelo site da SpaceX ou no canal da SpaceX no YouTube. A transmissão já está acontecendo com os bastidores da missão.

Conheça a tripulação



O bilionário Jared Isaacman está por trás do projeto. Foi ele quem encomendou a viagem, pagou todas as despesas e convidou três anônimos, não com base em um processo seletivo, mas com um critério peculiar: cada vaga terá um valor atribuído.

Isaacman é o comandante da missão. O americano de 38 anos é fundador e CEO da Shift4 Payments, que oferece processamento de transações com cartões. Fã de aviação, ele está qualificado para pilotar diversos aviões militares. Seu assento na nave representa “liderança”.

+ Pandemia é a causa da escassez de combustível espacial, afirma SpaceX

Já Hayley Arceneaux é uma sobrevivente de câncer. Quando criança, ela recebeu tratamento para câncer ósseo no Hospital St. Jude em Memphis, Tennessee, para o qual Isaacman organizou uma arrecadação de fundos.

Atualmente, trabalha no local como assistente médica. Com 29, ela é a mais jovem americana já enviada ao espaço. Ela será a encarregada da saúde na missão e sua vaga representa “esperança”.

A professora Sian Proctor, de 51 anos, ensina geologia em uma pequena faculdade do Arizona. Ela nasceu em Guam e seu pai trabalhou na Nasa durante as missões Apollo. No Havaí, ela participou de um experimento de simulação de vida em Marte e se candidatou duas vezes para se tornar astronauta da Nasa.

Será a quarta mulher negra enviada ao espaço. Sian é piloto da missão auxiliando o comandante e ganhou sua vaga, que representa “prosperidade”, criando um site de vendas on-line vinculado ao espaço como parte de uma competição organizada pela empresa de Isaacman.

O quarto e último integrante da missão é Chris Sembroski, veterano da Força Aérea dos Estados Unidos. Ele tem 42 anos e serviu no Iraque. Atualmente, trabalha na indústria aeronáutica para a companhia Lockheed Martin.

Ele foi selecionado para a missão após fazer uma doação ao Hospital St. Jude. Sua vaga representa “generosidade”. Suas tarefas serão ajudar no gerenciamento da carga a bordo e nas comunicações com a Terra.

Veja também
+ Como podcasts podem ajudar na educação financeira do brasileiro
+ Mistério: mulher descobre que não é a mãe biológica de seus próprios filhos
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Veja quanto custa comer nos restaurantes dos jurados do MasterChef
+ Leilão de carros e motos tem desde Kombi a Nissan Frontier 0km