As funções de eletrocardiograma (ECG) e monitoramento de pressão arterial agora estão liberados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nos smartwatches da Samsung. Apenas o Apple Watch tinha permissão do órgão de controle para ter as funções em seu sistema.

No caso da Apple, a liberação foi concedida em maio e a atualização do sistema nos relógios foi feita dois meses depois. A Samsung não indicou qual será o caminho de atualização, se a nova função estará nos aparelhos disponíveis no mercado, como o Galaxy Watch2, ou se apenas nos próximos lançamentos, como o Galaxy Watch3.

+ Samsung lança novos smartphones para recuperar vendas afetadas pela pandemia
+ Huawei supera Samsung e vira líder de vendas de telefones
+ Samsung vai usar drones para monitorar rede 5G

Segundo o Techtudo, o Monitor de Pressão Arterial (BP Monitor) da empresa coreana afere a pressão de forma superficial, enquanto o ECG App é um pouco mais sofisticado, porém com leitura básica se comparado ao de um hospital.

A Anvisa determinou que o monitor cardíaco não seja usado por menores de 22 anos e que os softwares não devem substituir procedimentos clínicos. Além disso, pessoas com arritmia, diabetes, distúrbio neurológico ou outra doença cardiovascular conhecida também devem evitar o uso do relógio.