A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta semana o registro de dois novos autotestes para Covid-19, conforme publicação no Diário Oficial.

Os dois autotestes aprovados pela Anvisa utilizam amostras de secreção do nariz. Seus fabricantes, segundo o registro, são Abbott Rapid Diagnostics Jena GmbH, e a LMG Lasers – Comércio, Importação e Exportação Ltda.

+ Autoteste de Covid-19 já está disponível em lojas físicas

Desde 17 de fevereiro deste ano, quando ocorreu o primeiro registro de autoteste no Brasil, já foram aprovados 11 produtos desse tipo, sendo que 10 deles utilizam amostras de secreção do nariz (swab nasal) e  somente um utiliza a saliva para a detecção da Covid-19, conforme o painel da Anvisa.

O autoteste deve ser utilizado entre o primeiro e o sétimo dia do início dos sintomas (febre, tosse, dor de garganta, coriza, dores de cabeça e no corpo) e o resultado sai em 15 minutos.

Caso o cliente não tenha sintomas ou em caso de contato com alguém infectado, a recomendação é de aguardar pelo menos cinco dias para a realização do autoteste.

O resultado do autoteste serve como uma orientação para o paciente e não é considerado um diagnóstico. Caso o resultado seja positivo, o paciente deve evitar o contato com outras pessoas para impedir a transmissão da Covid-19. Depois, é preciso procurar atendimento médico para confirmar o diagnóstico.