Economia

Antecipação do 13º de aposentados: prazo acaba e benefício fica para maio

Crédito: Arquivo Agência Brasil

O Governo Federal deve antecipar o 13º dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) somente em maio (Crédito: Arquivo Agência Brasil)

Com o impasse no orçamento de 2021, o Governo Federal deve antecipar o 13º dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) somente em maio. O governo teria até esta quinta-feira (15) para resolver o imbróglio do orçamento e acertar, na lei orçamentária, a antecipação do benefício em abril, o que não ocorreu. O mais provável é que a antecipação do 13º salário dos aposentados – medida vista pelo governo para injetar dinheiro na economia, além, é claro, de ajudar as famílias durante a crise da pandemia – fique para maio.

A data de 15 de abril era o limite dos cálculos de gastos regulares que serão realizados pela Previdência com a folha no mês de abril, procedimento que é realizado sempre na primeira metade de cada mês do ano. Passado esse prazo, se houver antecipação, fica para o mês que seguinte.

+ INSS retoma atendimentos nas regiões Norte e Centro-Oeste
+ Aposentadoria especial: veja quem pode pedir benefício no INSS

O calendário de pagamentos regulares de abril do INSS terá início no dia 26 e será concluído em 7 de maio, o que, em tese, daria ao governo mais alguns dias para resolver o problema dos aposentados. Mas o processamento da folha de pagamento começa antes, com uma etapa de cálculos feitos pelo Datraprev, empresa de tecnologia da Previdência Social. O período de cálculo de abril se encerrou nesta quinta-feira (15), segundo nota do órgão.

Caso o governo consiga fazer o Congresso votal a lei do orçamento, o dinheiro prometido aos aposentados passa a ser esperado para maio. A próxima rodada de pagamentos do mês que vem terá início no dia 25 de maio, ou seja, a gestão ganha mais um mês para liberar os recursos ao INSS.

Segundo o Ministério da Economia, a remuneração extra pode injetar até R$ 50 bilhões na economia.

Veja também

+ Carreira da Década - Veja como ingressar na carreira que faltam profissionais, mas sobram vagas
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel