Apesar de o Tratado da Antártida proibir qualquer exploração econômica até 2041, diversos países montaram bases de pesquisa, como a da Espanha (foto), e vêm investindo na infraestrutura da região. Já é sabido que há petróleo e outras jazidas minerais na Antártida.

 

10.jpg

 

Os cientistas também mapearam cerca de mil espécies de crustáceos e esponjas no oceano Antártico. Contudo, sua principal riqueza é a água.  As geleiras acumulam nada menos que 90% de toda a água doce do planeta. Por conta disso, a pressão sobre a área cresce a cada ano. Ao lado, algumas intervenções econômicas feitas recentemente:

 

16.jpg

 

 

Energia


Luz verde no Empire State 

 

Um dos cartões-postais da cidade de Nova York e cenário de filmes clássicos como King Kong, o edifício Empire State pretende se transformar em um marco também no quesito eficiência energética. É que a administração do arranha-céu de 102 andares assinou contrato com a Green Mountain Energy Company para a aquisição de energia oriunda apenas de fontes renováveis. O suprimento será feito por meio das usinas eólicas administradas pela Green Mountain nos Estados Unidos. Com isso, o Empire State amplia de 40% para 100% o consumo de energia limpa, deixando de emitir 45 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2), por ano, na atmosfera.  

 

12.jpg

 

 

Moda


Veto aos casacos de pele

 

Ecologistas vinculados à ONG Mote Mot Pels conseguiram uma vitória e tanto em sua luta para a preservação de animais. É que a direção da Semana de Moda de Oslo vetou o uso de peles de animais em seus desfiles. O evento será realizado em fevereiro na capital norueguesa. Na contramão dessa tendência, no Fashion Rio, ocorrido na semana passada, o que mais se viu foram modelos ornados por casacos de pele. 

 

13.jpg

 

 

Água


Qualidade duvidosa

 

Pesquisa realizada pela ONG SOS Mata Atlântica lança um forte alerta sobre a qualidade da água existente no Brasil em rios, riachos, lagos e represas. O estudo levou em conta a medição em 43 cursos de água tidos como estratégicos para o País, como o rio Doce, no Espírito Santo. Os resultados são estarrecedores. Acompanhe:

 

17.jpg

 

 

Transporte


Será o fim da poluição?

 

O Ministério do Meio Ambiente decidiu endurecer o jogo contra a poluição causada por carros, caminhões e ônibus. O objetivo é obrigar os Estados cuja frota ultrapassa três milhões de veículos a criarem um inventário de emissões. Ele servirá de base para a implantação de programas de inspeção veicular, semelhantes ao realizado em São Paulo, onde existe uma frota estimada em seis milhões de veículos. O setor de transporte responde por 90% das emissões de poluentes atmosféricos no Brasil.

 

9.jpg

 

 

Empresas do Bem


Biodiversidade


O Boticário conserva a Flora

 

A Fundação Grupo Boticário destinará R$ 514 mil neste ano para pesquisas na Amazônia e nos demais quatro grandes biomas existentes no País. Os recursos serão repassados a institutos e ONGs que atuam nesse segmento. Além disso, a fundação acaba de fechar parceria com a Embrapa para estudos relacionados à conservação do palmiteiro-juçara (foto), um dos símbolos da Mata Atlântica.

 

11.jpg

 

 

Inovação


Cimento ecológico

 

Muitas vezes, ideias aparentemente simples têm o poder de gerar mudanças significativas. É isso que o Grupo Camargo Corrêa espera do programa de inovação adotado nas empresas do grupo. Um dos dividendos colhidos em 2010 foi a criação de uma embalagem verde pela divisão de cimento. O produto tem como principal característica o fato de ser biodegradável. O trabalho é assinado pelos técnicos da Cimentos Cauê (foto). 

 

14.jpg