As tensões no setor bancário estão afetando o mercado de títulos lastreados em hipotecas (MBS, na sigla em inglês) de agências, de aproximadamente US$ 8 trilhões, considerado quase tão seguro quanto os títulos do governo dos EUA.

Os chamados títulos hipotecários de agências são amplamente mantidos por bancos, seguradoras e fundos de títulos porque são lastreados em empréstimos hipotecários dos credores estatais Fannie Mae e Freddie Mac. Esses títulos têm muito menos probabilidade de inadimplência do que a maioria das dívidas e são fáceis de comprar e vender rapidamente – uma razão crucial pela qual eles eram o maior investimento do Silicon Valley Bank (SVB) antes de seu naufrágio.

Mas os MBS de agências, como todos os títulos de longo prazo, são vulneráveis ao aumento das taxas de juros, que derrubou seus preços no ano passado e sobrecarregou bancos como o SVB com perdas não realizadas. Agora que a Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC) assumiu o controle do SVB, os investidores esperam que os títulos sejam vendidos nos próximos meses, acrescentando oferta ao mercado enfraquecido e empurrando os preços para baixo.

Na semana passada, o prêmio de risco do índice Bloomberg de MBS de agências atingiu máxima desde outubro, quando a alta das taxas de juros deixou os mercados globais de pernas para o ar. A medida reflete temores de que outros bancos regionais possam ter de vender suas participações, disseram gerentes de fundos de títulos ouvidos. Fonte: Dow Jones Newswires.