A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou, nesta segunda-feira (13), a suspensão das vendas de 12 planos de saúde devido a reclamações no 3º trimestre deste ano.  Foram 34.133 reclamações analisadas no período de 1 de julho a 30 de setembro.

A lista dos planos de saúde que terão a venda temporariamente suspensa devido a reclamações relacionadas a cobertura assistencial pode ser conferida aqui.

A proibição da venda começa a valer no dia 17 de dezembro. A medida faz parte do Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento, que acompanha regularmente o desempenho do setor e atua na proteção dos consumidores.

A suspensão impede a entrada de novos usuários em planos com problemas na assistência até as operadoras apresentarem melhoria no resultado do monitoramento. Os 55.197 beneficiários dos planos suspensos ficam protegidos com a medida.

Dois terços dos brasileiros são favoráveis ao passaporte da vacina, diz pesquisa

“É permitido ingresso de novo filho, novo cônjuge, ex-empregados demitidos ou aposentados nos contratos já vinculados aos planos suspensos”, explica a Agência em nota.

Outros planos também foram suspensos pelo monitoramento da garantia de atendimento – 3º trim/2021 por outros motivos. Veja a lista aqui.

E aqui lista de planos liberados pelo monitoramento da garantia de atendimento, mas que continuam suspensos por outros motivos – 3º trim/2021

A ANS divulgou um plano que poderá voltar a ser comercializado. Veja aqui.