A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou uma lista de planos de saúde que terão a venda temporariamente suspensa devido a reclamações relacionadas a sua cobertura assistencial. A medida faz parte do projeto Monitoramento da Garantia de Atendimento, que acompanha o desempenho do setor.

A ANS determinou a suspensão de planos de três operadoras. A proibição da venda começa a valer nesta sexta-feira (11). Ao todo, 12.290 beneficiários ficam protegidos com a medida, já que esses planos só poderão voltar a ser comercializados para novos clientes se as operadoras apresentarem melhora no resultado no monitoramento.

+ ANS define que recomposição do reajuste suspenso de plano de saúde será parcelada
+ Na crise, plano de saúde virou objeto de desejo

Além das suspensões, a ANS também divulga a lista de planos que poderão voltar a ser comercializados. Nesse ciclo, 3 planos de 2 operadoras tiveram a venda liberada pelo Monitoramento da Garantia de Atendimento. No período, a agência recebeu 25.405 reclamações.

Com o Monitoramento da Garantia de Atendimento, a cada trimestre, as operadoras são reavaliadas e, aquelas que deixarem de apresentar risco à assistência à saúde, nos moldes do referido monitoramento, são liberadas para oferecer os planos para novas comercializações.