Giro

ANS amplia cobertura para transtornos globais do desenvolvimento

Crédito: Reprodução/Divulgação

A ANS ampliou as regras de cobertura para os casos de transtornos globais do desenvolvimento, como, por exemplo, o transtorno de espectro autista. (Crédito: Reprodução/Divulgação)



A Agência Nacional de Saúde (ANS) ampliou as regras de cobertura para os casos de transtornos globais do desenvolvimento, como, por exemplo, o transtorno de espectro autista. A decisão foi tomada hoje (23) em reunião da Diretoria Colegiada da agência. Assim, torna-se obrigatória a cobertura para qualquer método ou técnica indicado pelo médico para o tratamento do paciente que tenha um dos transtornos globais do desenvolvimento.

+ Transtorno alimentar requer cuidado multidisciplinar, diz associação

Os transtornos globais do desenvolvimento são caracterizados por um conjunto de condições que geram dificuldades de comunicação e de comportamento, prejudicando a interação dos pacientes com outras pessoas e o enfrentamento de situações cotidianas. Eles englobam o transtorno do espectro autista/asperger, o transtorno desintegrativo da infância (psicose), síndrome de Rett e transtorno com hipercinesia associada a retardo mental e a movimentos estereotipados, entre outros.

A normativa aprovada hoje também ajustou o Anexo II do Rol para que as sessões ilimitadas com fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas englobem todos os transtornos globais de desenvolvimentos.



Segundo o diretor-presidente da ANS, Paulo Rebello, a agência já discutia sobre terapias para tratamento do espectro autista em um grupo de trabalho criado em 2021. “Com base nessas discussões e considerando o princípio da igualdade, decidimos estabelecer a obrigatoriedade da cobertura dos diferentes métodos ou terapias não apenas para pacientes com transtorno do espectro autista, mas para usuários de planos de saúde diagnosticados com qualquer transtorno enquadrado como transtorno global do desenvolvimento”, disse.







Tópicos

007 exposição Daniel Craig saúde mental alimentação para o coração bem-estar restrições covid confinamento burnout apoio burnout dicas burnout empresas burnout gestores burnout segurança emocional caminhada benefícios como caminhar ajuda na saúde como dormir melhor? como evitar o burnout como fortalecer o coração com nutrição Como ter coração forte coração entupimento coração exercício cuidados cultura de cuidado emocional cultura emocional positiva burnout dieta do sono Disturbio do sono distúrbios do sono pós covid doença cardiovascular dormir dormir pouco é ruim enfarte alimentação enfarto alimentação equilíbrio trabalho e lazer equilíbrio vida profissional e pessoal esgotamento profissional burnout estresse celebridade falta de sono fama saúde mental Hormônio do sono Instituto do Sono internação por covid-19 marcador de envelhecimento cerebral melatonina melatonina funciona melatonina para adolescentes não consigo dormir nutrição coração Pesquisa Randstadt problemas cardiácos alimentação problemas de dormir pouco Qual emagrecedor mais potente? qual o melhor alimento para uma coração saudável Qual o melhor remédio natural para emagrecer? qualidade do sono remédio para emagrecer 10kg em um mês remedio para emagrecer aprovado pela anvisa remédio para emagrecer aprovado pela anvisa 2021 remédio para emagrecer caseiro remédio para emagrecer injetável remédio para emagrecer liberado pela anvisa remédio para emagrecer livit remédio para emagrecer natural remédio para emagrecer natural seca barriga remédio para emagrecer orlistat remédio para emagrecer rápido e barato risco de morte risco de morte de mulheres rotina capaz de equilibrar vida pessoal e profissional saúde Saúde mental alongamento Saúde mental burnout Saúde mental como cuidar saúde mental confinamento Saúde mental cura Saúde mental estresse Saúde mental exercícios Saúde mental feriadão Saúde mental férias Saúde mental fitness Saúde mental música saúde mental pandemia saúde mental trabalho Saúde mental viagens Saúde mental yoga Saúde mentaltécnicas síndrome do esgotamento profissional burnout sintomar de noites mal dormidas sono emagrece sono inquieto sono sem fragmentação