Economia

ANP propõe uso de reservas como garantia de financiamento de campos maduros

A Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) colocou em consulta pública a utilização de reservas de petróleo e gás entre as garantias possíveis para empréstimos bancários em operações de cessões de direito ou compra de campos maduros. Para o regulador, “essa modalidade facilita principalmente a venda de campos maduros, o que destravará investimentos para o aumento do fator de recuperação no Brasil”.

O mecanismo, conhecido como Reserve Based Lending (RBL), já é adotado em outros países, mas não havia sido incluído na primeira versão da norma, que esteve em consulta pública em 2016 e contemplava outras formas de garantia. “Após contribuições e sugestões do mercado, a agência reavaliou o tema, de forma a não restringir as opções disponíveis para a indústria”, informou a ANP em nota.

A agência acredita que as regras que estão sendo sugeridas aumentam a segurança jurídica para as operações. A ANP manterá sua atribuição de analisar os pedidos de cessão de direitos dos contratos de concessão, como condição prévia para autorizá-los.

A consulta pública se estenderá até 5/12/2018. No dia 11/12/2018, será realizada uma Audiência Pública (presencial) sobre o tema.

Veja também

+ T-Cross ganha nova versão PCD; veja preço e fotos

+Conheça os 42 anos de história da picape Mitsubishi L200

+ Remédio barato acelera recuperação de pacientes com covid-19

+As 10 picapes diesel mais econômicas do Brasil

+ Avaliação: Chevrolet S10 2021 evoluiu mais do que parece

+ Grosseria de jurados do MasterChef Brasil é alvo de críticas

+ Cozinheira desiste do Top Chef no 3º episódio e choca jurados

+ Governo estuda estender socorro até o fim de 2020

+ Pragas, pestes, epidemias e pandemias na arte contemporânea

+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?