Desde o início da invasão da Rússia na Ucrânia o grupo internacional de hackers Anonymous declarou guerra ao país de Vladimir Putin. Nesta quinta-feira (24), o grupo usou as suas redes sociais para afirmar que hackeou o Banco Central da Rússia. O objetivo é liberar 35 mil arquivos, que incluem “acordos secretos”, nas próximas 48 horas.

De acordo com o Daily Mail, o banco é responsável por proteger e garantir a segurança do rublo, a moeda russa. Isso ocorre após as especulações aumentarem nos últimos dias sobre o futuro da presidente do banco central, Elvira Nabiullina.

+ ‘Anonymous’ expõe 10 GB de dados da Nestlé e já mira Leroy Merlin por operarem na Rússia

Há rumores de que Elvira estaria desanimada com a situação econômica do país. Em uma reunião no Kremlin, ela compartilhou um vídeo enigmático dizendo que economia russa estava em uma situação “extrema” e que “todos gostariam que isso não tivesse acontecido”.

No início desta semana, o Anonymous alertou as empresas ocidentais que continuam operando na Rússia que devem desistir ou correr o risco de enfrentar ataques cibernéticos. A Nestlé foi uma das empresas atacadas. O coletivo é responsável por vários ataques à mídia controlada pelo Estado russo e sites do governo.