Giro

Aniversário de SP: veja o que abre e o que fecha no feriado

Crédito: Arquivo/Agência Brasil

O feriado de 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo, terá pouco efeito na abertura dos serviços públicos e privados (Crédito: Arquivo/Agência Brasil )

O feriado de 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo, terá pouco efeito na abertura dos serviços públicos e privados. Isso ocorre porque o recesso foi antecipado em março do ano passado, com mais outros quatro feriados, como medida preventiva à pandemia do coronavírus.

Alguns setores, no entanto, não fizeram a antecipação da data e seguem com o funcionamento normal nesta terça-feira (25). É o caso de shoppings e agências bancárias que não terão o seu funcionamento alterado.



+ Rio e São Paulo adiam desfile de carnaval para feriado de Tiradentes

UBSs (Unidades Básicas de Saúde), Caps 2 (Centros de Atenção Psicossocial), Ceccos (Centros de Convivência e Cooperativa), CERs (Centros Especializados em Reabilitação) e unidades especializadas em infecções sexualmente transmissíveis, da mesma forma que hospitais públicos veterinários não funcionarão na data.

De acordo com a Folha de S.Paulo, os demais serviços de saúde, incluindo AMAs/UBSs integradas, realizarão atendimento normalmente, acrescentou a prefeitura.

+ Especialista revela o segredo dos bilionários da bolsa. Inscreva-se agora e aprenda!


O rodízio de veículos deixa de valer na véspera do aniversário da cidade, da mesma forma que na data comemorativa, para veículos de passeio. Ele continua valendo para caminhões e demais veículos de grande porte.

O governador Joao Doria (PSDB) assinou um decreto, publicado nesta sexta-feira (21) no Diário Oficial, em que determina o feriado da capital como ponto facultativo.


Também não farão atendimento na data o CRI (Centro de Referência ao Idoso) Norte, o IPGG (Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia), as AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades), assim como parte das farmácias de medicamentos especializados e Dose Certa.

As Farmácias do AME Maria Zélia, Hospital das Clínicas, Geraldo Bourroul e Vila Mariana farão entregar medicamentos no feriado da capital. As demais unidades, Várzea do Carmo, Heliópolis, Instituto Dante Pazzanese e Instituto de Infectologia Emílio Ribas, estarão fechadas no feriado.

O Poupatempo irá funcionar normalmente, mas é importante ressaltar que o atendimento presencial precisa de agendamento de horário antecipado por meio do site ou pelo aplicativo.

As agências do INSS em São Paulo funcionam também normalmente na terça-feira. Lembrando que, para ser atendido, é necessário agendar pela internet, pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.

Serviços ligados ao Detran podem ser feitos de forma online, como renovação de CNH (carteira de habilitação), licenciamento de veículos e consulta de IPVA. E o Procon também irá manter o atendimento presencial.