Economia

Aneel propõe redução média de 2,34% nas tarifas da Energisa Rondônia

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) propôs redução média de 2,34% nas tarifas da Energisa Rondônia, antiga Ceron. Para consumidores conectados à alta tensão, a redução seria de 7,85%, e para baixa tensão, de 0,62%. A proposta foi apresentada nesta terça-feira, 15.

Os índices são resultado do processo de revisão tarifária extraordinária (RTE) da companhia. A proposta permanecerá em consulta pública da quarta-feira, 16, até 3 de novembro. No dia 8 de outubro será realizada audiência pública virtual para discutir o assunto. Se aprovada, a redução deve vigorar a partir de 13 de dezembro deste ano.

Conforme explicou o diretor Efraim da Cruz, a operação de socorro do setor elétrico, conhecida como conta-Covid, e a edição da Medida Provisória 988, que trata de mecanismos para reduzir impacto dos reajustes tarifários para Estados do Norte e Nordeste, contribuíram para os valores negativos.

O diretor também ressaltou que os índices ainda não são definitivos. “Poderemos ter um efeito ainda mais vantajoso para consumidores de energia da Rondônia, porque esses números podem oscilar a medida das contribuições que vamos receber ao longo da consulta pública”, ressaltou o diretor.

A possibilidade de RTE está prevista no contrato de concessão da distribuidora, que pertencia à Eletrobras e foi privatizada em 2018. Durante a negociação, o governo permitiu que a nova concessionária solicitasse uma revisão extraordinária entre a data de assinatura do contrato e primeira revisão ordinária, prevista para 2023.

A distribuidora apresentou um pedido de revisão extraordinária no ano passado, mas foi negado pela agência. Na ocasião, a Aneel argumentou que os laudos apresentados pela empresa apresentavam inconsistências e não atenderam a qualidade e prazo determinados pela legislação e regulamentos do setor.

A agência irá analisar ainda nesta terça a proposta de revisão extraordinária da Energisa Acre, antiga Eletroacre. A reunião foi suspensa para um intervalo e retornará às 14h30.

Veja também

+ Sandero deixa VW Polo GTS para trás em comparativo
+ Veja os carros mais vendidos em outubro
+ Grave acidente do “Cake Boss” é tema de reportagem especial
+ Ivete Sangalo salva menino de afogamento: “Foi tudo muito rápido”
+ Bandidos armados assaltam restaurante na zona norte do RJ
+ Mulher é empurrada para fora de ônibus após cuspir em homem
+ Caixa substitui pausa no financiamento imobiliário por redução de até 50% na parcela
+ Teve o auxílio emergencial negado? Siga 3 passos para contestar no Dataprev
+ iPhone 12: Apple anuncia quatro modelos com preço a partir de US$ 699 nos EUA
+ Veja mudanças após decisão do STF sobre IPVA
+ T-Cross ganha nova versão PCD; veja preço e fotos
+MasterChef: competidora lava louça durante prova do 12º episódio’
+As 10 picapes diesel mais econômicas do Brasil
+ Cozinheira desiste do Top Chef no 3º episódio e choca jurados
+ Governo estuda estender socorro até o fim de 2020
+ Pragas, pestes, epidemias e pandemias na arte contemporânea
+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?