Economia

Aneel: Conta de luz de famílias de baixa renda não terá cobrança adicional em dezembro

Crédito: Arquivo/Agência Brasil

Famílias de baixa renda não terão cobrança adicional na conta (Crédito: Arquivo/Agência Brasil )

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou na noite desta sexta-feira, 26, que as famílias de baixa renda inscritas no programa Tarifa Social não vão pagar taxas adicionais nas contas de luz em dezembro. A bandeira verde não era acionada desde novembro de 2020. No ano passado, o órgão isentou todos consumidores da cobrança por alguns meses, por conta dos efeitos da pandemia da covid-10.



“Com essa bandeira, que indica condições favoráveis de geração de energia, não há acréscimos na tarifa”, explicou à agência reguladora em nota.

+ Tarifa social: saiba se você pode ter desconto na conta de luz

Para os demais consumidores do Sistema Integrado Nacional (SIN) segue em vigor a bandeira de escassez hídrica, com cobrança de R$ 14,20 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

O novo patamar da bandeira tarifária foi criado pelo governo por conta da grave escassez nos principais reservatórios do País. O objetivo da faixa é bancar o acionamento de usinas térmicas, que geram uma energia muito mais cara, e as demais medidas adotadas para garantir o fornecimento de energia. Os recursos, no entanto, não serão suficientes.

+ O economista Paulo Gala revela os caminhos para investir bem em 2022



As famílias atendidas pelo Tarifa Social são isentas de pagar a bandeira de escassez hídrica. Esses consumidores seguem com descontos previstos pelo programa. Os porcentuais são estabelecidos por faixas de consumo.

“Isso significa que as famílias de baixa renda, inscritas no programa de Tarifa Social, pagam as bandeiras com os mesmos descontos que já possuem nas tarifas, de 10% a 65%, dependendo da faixa de consumo”, informou a Aneel em nota.

Sistema de bandeiras

O sistema de bandeiras foi criado em 2015 pela agência reguladora. Além de possibilitar ao consumidor saber o custo real da geração de energia, e adaptar o consumo, o sistema atenua os efeitos no orçamento das distribuidoras. Anteriormente, o custo da energia era repassado às tarifas uma vez por ano, no reajuste anual de cada empresa, com incidência de juros. Agora, os recursos são cobrados e repassados às distribuidoras mensalmente.

Na prática, as cores e modalidades – verde, amarela ou vermelha – indicam se haverá ou não cobrança extra nas contas de luz. A bandeira verde, quando não há cobrança adicional, indica condições mais favoráveis para geração de energia. O acionamento das bandeiras amarela e vermelha representa um aumento no custo da produção e a necessidade de acionamento de térmicas, o que está ligado principalmente ao volume dos reservatórios e das chuvas.


Saiba mais
+ SP: Homem morre em pé, encostado em carro, e cena assusta moradores no litoral
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
+ Reencarnação na história: uma crença antiquíssima
+ Andressa Urach pede dinheiro na internet: ‘Me ajudem a pagar a fatura do meu cartão’
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ CNH: veja o que você precisa saber para a solicitação e renovação
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ IPVA 2022 SP: veja como consultar e pagar o imposto

Tópicos

2 via conta de luz cpfl 2 via conta de luz edp 2 via conta de luz enel abastecimento elétrico Aneel ar-condicionado aumento baixa renda bandeira amarela bandeira de escassez hídrica bandeira verde bandeira vermelha bandeira vermelha 2 bandeira vermelha patamar 2 Bento Albuquerque chuvas Chuveiro elétrico cobrança adicional Como cadastrar a conta de luz em baixa renda? Como cadastrar o NIS para tarifa social? Como calcular a conta de luz Enel? Como é gerada a energia do nosso país? Como é gerada energia? como economizar a luz? Como economizar energia Como faz eletricidade? Como faz energia elétrica? Como funciona a conta de energia? Como puxar conta de luz pelo CPF? Como se cadastrar na Tarifa Social de Energia Elétrica? Como tirar 2 via da conta de luz? Como tirar 2 via de conta de luz? consultar conta de luz pelo cpf consumidores conta conta de luz conta de luz aumentou conta de luz muito alta conta de luz online Conta de luz vai aumentar covid créditos futuros crise de água crise elétrica crise hídrica Economia de energia Enel Enel Brasil energia Energia elétrica escassez hídrica falta de água famílias de baixa renda Fonte de energia Geladeora hidrelétrica Horário de pico ICMS Luz Matriz energética Ministério de Minas e Energia ministro da Economia Paulo Guedes ministro de Minas e Energia O que é energia elétrica exemplo? O que é preciso para gerar energia elétrica? O que é uma crise hídrica? O que mais gasta energia? pandemia por que a conta de luz tá tão cara? pra quanto vai a selic? Projeção Quais são as causas para essa crise hídrica atual? Quais são os tipos de energia elétrica? Quanto vai aumentar a conta de luz? Quanto vai aumentar a luz? Quem tem direito a tarifa social de energia elétrica? quem tem direito à tarifa social? reajuste conta de luz Reservatórios rge conta de luz segunda via conta de luz segunda via da conta de luz segunda via de conta de luz atrasada seu bolso SIN Sistema Integrado Nacional Sistema Interligado Nacional tarifa social térmicas Tipos de energia