As duas plataformas televisivas do Google, o Android TV e o Google TV, apresentam expressivo crescimento de usuários, de acordo com dados divulgados pela gigante de tecnologia e publicados pelo 9to5Google. Juntos, ambos os serviços possuem mais de 110 milhões de dispositivos em funcionamento por mês.

Embora não seja possível chegar ao número exato de usuários dos serviços, há um crescimento significativo. Isso porque, em maio de 2021, o Google reportou 80 milhões de dispositivos em operação. Houve, portanto, um aumento de pelo menos 30 milhões de novos aparelhos.

+ França multa Google e Facebook por gestão de dados de usuários
+ De smartphones a dispositivos inteligentes: Google revela novidades

Parte deste crescimento tem origem no uso de Chromecast com a Google TV e também das vendas dos televisores TCL, que o usa o sistema operacional Android TV. O Google anunciou nesta semana que a TCL vendeu 10 milhões de televisões em 2021.

Outro fator que pode ter impulsionado os serviços é a parceria com diversas empresas: 170 operam no setor de TV por assinatura e utilizam a tecnologia do buscador de internet mais popular do mundo. Dos dez principais fabricantes de smart TVs, sete utilizam as plataformas de TV do Google, incluindo Sony, TCL e Hisense.

Quais são as diferenças em Google TV e Android TV?

O Google foi pioneiro ao adaptar o código do Android à televisão, o que fez surgir o Android TV, lançado em 2014 para rodar aplicações em smart TVs. Esse software é construído sobre uma plataforma de código aberto e permite o trabalho de desenvolvedores independentes.

Já o Google TV, que já foi um produto, atualmente é uma interface tecnológica. Com um sistema operacional próprio e fechado, foi criado para suceder o Android TV. O foco do Google TV, além de funcionar como um aplicativo de celular para Android, é centralizar plataformas de entretenimento e já possui compatibilidade com a maioria dos principais serviços de streaming: Netflix, Amazon Prime, Disney +, HBO Max e até Apple TV.