O Google apresentou, nesta quarta-feira (11), as mudanças no Android 13, que promete melhorias em desempenho, privacidade e segurança, na segunda versão beta de telefones, tablets e dispositivos dobráveis.

​​Em “arquivos e mídia”, há duas novas categorias que permitem controle de acesso: “fotos e vídeos” e “música e áudio”. Um novo seletor de fotos permite a escolha de fotos ou vídeos que o usuário queira liberar o acesso, sem o compartilhamento de toda a sua biblioteca de mídia com um aplicativo.

“No Android 13, damos a você mais controle sobre quais informações pessoais você compartilha e um controle mais detalhado sobre quais arquivos seus aplicativos podem acessar”, afirma o Google, em nota.

Positivo vende mais para empresas e governos e lucra mais no 1º tri

Os usuários do Android 13 também terão mais controle das notificações de aplicativos. “Os aplicativos devem obter sua permissão antes de enviar notificações. Além disso, estamos reduzindo o número de aplicativos que exigem sua localização. Por exemplo, você não precisará mais conceder localização a aplicativos para ativar a verificação de Wi-Fi”, explica o Google.

O sistema operacional alertará quando um aplicativo acessar a área de transferência do dispositivo e excluirá automaticamente o histórico da área de transferência após um curto período para que os aplicativos sejam impedidos de acessar as informações copiadas anteriormente.

O Google anunciou que, ainda este ano, será apresentada uma página unificada de configurações de segurança e privacidade com todos os dados do dispositivo. “Isso fornecerá um indicador claro e codificado por cores do seu status de segurança e oferecerá orientação e etapas que você pode seguir para aumentar sua segurança”, esclarece a plataforma.

A aparência do telefone agora tem novas variantes de cores no sistema operacional, papel de parede e ícones de aplicativos. “Estamos introduzindo um novo controle de mídia que adapta sua aparência com base na música que você está ouvindo, apresentando a arte do álbum”, afirma a empresa de tecnologia.

O Android 13 traz novidades para quem pratica vários idiomas e queira, por exemplo, usar uma mídia social em um idioma e o banco em outra.

O Google ainda anunciou que mais de 20 aplicativos serão atualizados nas próximas semanas e os aplicativos de terceiros, como TikTok, Facebook e Zoom, serão reformulados para melhores experiências em tablets.