O ex-piloto da Fórmula Indy, André Ribeiro, morreu neste sábado (22), aos 55 anos. Ele foi vítima de um câncer no intestino.

Como piloto, Ribeiro fez carreira na Indy, quando iniciou suas primeiras competições em 1994, disputando a Indy Lights. No ano seguinte, ele foi promovido ao espaço de elite da competição automobilística, onde venceu três grandes corridas: New England 200, em 1995; Michigan 500, em 1996 e Rio 400, no mesmo ano. New England foi a primeira vitória de um brasileiro em uma categoria de ponta desde a morte de Ayrton Senna, em 1994.

+ Virgin Galactic realiza primeira viagem espacial em dois anos

Ele chegou à lendária Penske, uma das equipes mais vitoriosas da história da Indy, mas não conseguiu bons resultados, anunciando aposentadoria no final de 1998, aos 31 anos. A parceria com Roger Penske, no entanto, seguiu. André Ribeiro virou empresário e se associou ao ex-chefe para criar concessionárias no Brasil com a Honda, Lexus, Toyota e Chevrolet. Ribeiro também foi sócio com Pedro Paulo Diniz, ex-piloto da Fórmula 1, na criação da competição Renault Speed Show, no começo dos anos 2000.

O ex-piloto deixou três filhas.