Ciência

Anatel pede que operadoras acelerem velocidade de internet fixa e abram sinal de Wi-Fi

Crédito: Sinclair Maia/Anatel

A Anatel apontou que o isolamento social e o home office foram os responsáveis por mais pessoas reclamando dos serviços (Crédito: Sinclair Maia/Anatel )

Como forma de aliviar a tensão gerada pelo coronavírus em todo o País, a Anatel enviou ofício para as operadoras de telefonia do Brasil com diretrizes buscando uma ação conjunta. A Agência ordenou a liberação de Wi-Fi em locais públicos para os não assinantes e ampliação da velocidade de conexão nos acessos fixos à banda larga.

As medidas, segundo documento enviado no domingo (15), fazem parte do plano de assistência do governo à população que está restrita em casa, fazendo home office, ou com as aulas suspensas.

+ Em tempos de coronavírus, meios de comunicação oferecem conteúdos gratuitos
+ Prefeitura de São Paulo decreta situação de emergência
+ Pesquisadores observam pela primeira vez a resposta imunológica ao coronavírus

“A preservação de fluxos de trabalho, de ensino, de acesso a informações sobre saúde e também de lazer dependerá em grande medida dos serviços de telecomunicações”, diz a Anatel.

Entre os itens, a Agência pede que as operadoras tomem providências para acesso “zero rating” (sem custo adicional) ao aplicativo desenvolvido pelo Ministério da Saúde, o Coronavírus-SUS, além de garantir a estabilidade técnica do sistema de internet.

Outro ponto interessante é a de flexibilizar os prazos de cobrança dos inadimplentes em áreas que estejam sob algum tipo de restrição de deslocamento. A Anatel também determinou prioridade no serviço de reparos aos estabelecimentos de saúde que estejam passando por alguma instabilidade na rede.

Uma demanda exposta pela Anatel foi a de que todas as operadoras tomem medidas de segurança sanitária aos funcionários e prestadores de serviços.

Veja também

+ T-Cross ganha nova versão PCD; veja preço e fotos

+Conheça os 42 anos de história da picape Mitsubishi L200

+ Remédio barato acelera recuperação de pacientes com covid-19

+As 10 picapes diesel mais econômicas do Brasil

+ Avaliação: Chevrolet S10 2021 evoluiu mais do que parece

+ Grosseria de jurados do MasterChef Brasil é alvo de críticas

+ Cozinheira desiste do Top Chef no 3º episódio e choca jurados

+ Governo estuda estender socorro até o fim de 2020

+ Pragas, pestes, epidemias e pandemias na arte contemporânea

+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?