Economia

Investidores ficaram sem seu “grande finale” da Evergrande… por ora

Crédito: REUTERS/Aly Song

Logo do China Evergrande Group em prédio de Xangai (Crédito: REUTERS/Aly Song )

Por Marc Jones e Andrew Galbraith



LONDRES/XANGAI – Investidores que têm assistido à crise no setor imobiliário da China nos últimos meses acabam de ter negado o “grand finale” da Evergrande, à medida que a mais endividada incorporadora do mundo escapou de dar um calote de 19 bilhões de dólares. Mas eles podem não ter que esperar muito.

Os problemas do China Evergrande Group têm virado uma bola de neve por meses. Um caixa minguado diante de passivos de 2 trilhões de iuanes (305 bilhões de dólares) eliminou 80% do valor de mercado do conglomerado neste ano, e ainda há um fluxo de contas para ser pago.

+ CMSE: Comitê aprova importação adicional de energia da Argentina

Economistas estão preocupados com o risco de a implosão da superdimensionada incorporadora poder ser impossível de controlar, derrubando pares do setor e transformando uma crise já marcante para a segunda maior economia do mundo em um desastre completo.



Por enquanto, a decisão da Evergrande de transferir 83,5 milhões de dólares necessários para pagar um cupom de título vencido evitou o caos.

“Há um lado positivo nisso: eles não entraram em default”, disse Himanshu Porwal, analista de crédito corporativo da Seaport Global, em Londres.

“Mas eles não estão fora de perigo. Há um enorme tique-taque de bomba-relógio de 37 bilhões de dólares em dívidas de curto prazo.”

A Evergrande ainda precisa fazer pagamentos de cupom vencidos no valor de 195 milhões de dólares, com os próximos prazos cruciais para evitar inadimplência ficando para 29 de outubro e 10 de novembro.

Em seguida, tem mais 340 milhões de dólares em pagamentos de títulos no mercado internacional com vencimento neste ano e outro vencimento de 6,1 bilhões de dólares para o próximo ano, além de dezenas de bilhões em títulos locais e empréstimos bancários.


Veja também
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Vídeo: Motorista deixa carro Tesla no piloto automático e dorme em rodovia de SP
+ Vale-alimentação: entenda o que muda com novas regras para benefício
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Lago Superior: a melhor onda de água doce do mundo?