Economia

Anac marca leilão da 7ª rodada de aeroportos para 18 de agosto

Crédito: Movimento de passageiros no aeroporto de Congonhas.© Rovena Rosa/Agência Brasil

Aeroporto de Congonhas é um dos que serão concedidos à iniciativa privada (Crédito: Movimento de passageiros no aeroporto de Congonhas.© Rovena Rosa/Agência Brasil)



SÃO PAULO (Reuters) – A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) disse nesta segunda-feira que o leilão de concessão da 7ª rodada de aeroportos, que inclui o terminal de Congonhas, na capital paulista, e mais 14 ativos, foi agendado para 18 de agosto.

A autarquia aprovou mais cedo as minutas do edital e dos contratos da rodada, segundo comunicado em seu site. O Tribunal de Contas da União (TCU) havia dado o aval para os termos do certame na semana passada. O leilão ocorrerá na B3, em São Paulo, segundo a Anac.

Anac publica minuta do edital da 7ª rodada de concessão de aeroportos

A rodada será dividida em três blocos, com o maior sendo formado pelos aeroportos de Congonhas (SP), Campo Grande (MS), Corumbá (MS), Ponta Porã (MS), Santarém (PA), Marabá (PA), Carajás (PA), Altamira (PA), Uberlândia (MG), Uberaba (MG) e Montes Claros (MG). O lance mínimo é de 740,1 milhões de reais e o valor estimado de investimentos em todo o contrato de concessão é de 11,6 bilhões de reais




Outro lote será formado pelos terminais de Belém (PA) e Macapá (AP), com contribuição mínima de 56,9 milhões de reais e investimentos estimados em 1,9 bilhão de reais.

Um terceiro lote, chamado de “aviação geral”, será integrado pelos aeroportos de Campo de Marte (SP) e Jacarepaguá (RJ). Nesse caso, o lance mínimo é de 141,4 milhões de reais e o valor total de investimentos projetado em 1,7 bilhão de reais.

As concessões atingem um total de 15,8% dos passageiros domésticos movimentados no mercado brasileiro de transporte aéreo, disse a Anac.


A sétima rodada continha inicialmente também o aeroporto de Santos Dumont, retirado após reclamações do governo do Rio de Janeiro. O terminal deve ser licitado no ano que vem junto com o terminal do Galeão, também no Rio de Janeiro.

 

(Por Andre Romani)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI550QJ-BASEIMAGE






Tópicos

7ª rodada de aeroportos 7ª rodada leilões de aeroportos aeroporto Altamira aeroporto Campo de Marte aeroporto Campo Grande aeroporto Carajás aeroporto Corumbá AEROPORTO DE CONGONHAS aeroporto Jacarepaguá aeroporto Marabá aeroporto Montes Claros aeroporto Ponta Porã aeroporto Santarém aeroporto Santos Dumont ficou de fora aeroporto terminais Belém Macapá aeroporto terminais concessão iniciativa privada aeroporto Uberaba aeroporto Uberlândia Aeroportos aeroportos brasileiros concessão aeroportos brasileiros concessão privada aeroportos brasileiros leilão Agência Nacional de Aviação Civil Agência Nacional de Aviação Civil leilões aeroportos Anac aval aval TCU leilão aeroportos concessão concessões 15 aeroportos iniciativa privada conecta-tcu De quem é o TCU? grupos Zurich Vinci CCR interessados investimentos R$ 7 bilhões leilão leilão aeroportos Anac leilão aeroportos brasileiros leilão de aeroportos brasileiros leilão de aeroportos Campo Grande leilão de aeroportos Congonhas leilão de aeroportos Congonhas Campo Grande leilão de aeroportos TCU leilão dividido três blocos leilões aeroportos Brasil leilões aeroportos no país leilões de aeroportos leilões de aeroportos Campo de Marte leilões de aeroportos Campo Grande leilões de aeroportos Congonhas leilões de aeroportos Corumbá leilões de aeroportos Jacarepaguá Ministério da Infraestrutura Ministério da Infraestrutura leilão agosto O que significa a sigla TCU? previsão R$ 7 bilhões em investimentos primeiro lote leilões de aeroportos Qual é a função do TCU? regimento interno tcu sétima rodada leilões aeroportos TCU tcu certidão TCU concurso TCU consulta TCU consulta cpf TCU Denúncia tcu jurisprudencia terceiro lote leilões de aeroportos terminal de Congonhas incluído leilão Tribunal de Contas da União aeroportos aval Tribunal de Contas da União leilão aeroportos Tribunal de Contas da União privatização aeroportos Updated