A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) negou nesta terça-feira (8) a transferência de controle pela Amil da operadora APS. Para a ANS, as informações entregues pela Amil à agência não são suficientes para que a venda seja concretizada. Dessa forma, a Amil continua responsável pelos beneficiários dos planos de saúde individuais.

A APS passou a gerir, em dezembro, os 340 mil planos de saúde individuais da Amil, mas, na semana passada, a empresa foi vendida para o fundo Fiord e dois sócios (grupo Seferin & Coelho e Henning von Koss, ex-CEO da Medial).

A Fiord não possui sede própria e está registrada em um escritório de contabilidade na zona leste de São Paulo. Seu único sócio é o economista sérvio Nikola Lukic, de 36 anos, segundo o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo. O sócio da Fiord é acusado de envolvimento em processos fraudulentos na recuperação judicial de outra empresa, a Ricardo Eletro.

Clientes da Amil sofrem por atendimento após transferência de plano para a APS

O presidente da ANS, Paulo Rebello, disse que os documentos entregues sobre os compradores são insatisfatórios, sobretudo quanto à capacidade financeira.