Um estudo publicado na Environmental Health Insights testou diversos cosméticos comuns à base de pó e descobriu que vários continham vestígios de amianto, um mineral perigoso que causa câncer. Três das 21 amostras tiveram resultado positivo para amianto, incluindo sombra para os olhos e um kit de maquiagem comercializado para crianças.

O amianto é um mineral fibroso ligado a sérios riscos à saúde, incluindo câncer e doenças pulmonares. Embora o tamanho da amostra tenha sido relativamente pequeno, as descobertas são consistentes com outras pesquisas sobre cosméticos feitas pela agência reguladora dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês).

+ Salão de beleza vai pagar indenização por ‘maquiagem ruim’ em noiva

De acordo com o Business Insider, as regulamentações federais dos EUA não exigem que as empresas façam testes de amianto ou rotulem produtos com um aviso, portanto, especialistas recomendam evitar produtos à base de pó como medida de segurança.

O mineral também pode ter consequências graves para a saúde pública, uma vez que não existe um nível seguro de exposição, explicou à reportagem Nneka Leiba, vice-presidente de ciências para uma vida saudável do Grupo de Trabalho Ambiental e um dos autores da análise.

Os cosméticos à base de pó podem fornecer um caminho para a exposição ao amianto nos pulmões à medida que o pó se dispersa no ar e pode ser ainda pior para as crianças. Os responsáveis pelo estudo estão defendendo um sistema de triagem melhor para evitar que o produto com amianto chegue às pessoas.