PUBLIEDITORIAL

Americanas S.A. participa do “Dia de MOVER”, maior ação corporativa de letramento racial promovida no país.

Evento virtual reunirá, em 23 de novembro, colaboradores da Americanas S.A. e de outras 46 empresas do Movimento pela Equidade Racial (MOVER) para uma reflexão sobre as desigualdades na sociedade e no mercado de trabalho.

Crédito: Divulgação

O evento, chamado “Dia de MOVER”, celebra um ano do compromisso público assumido pelas companhias participantes. A ação envolve a realização de uma live com rodas de conversa, vídeos, entrevistas e participação de personalidades reconhecidas na luta pela igualdade racial, como Luana Génot, diretora executiva do Instituto Identidades do Brasil (ID_BR); Grabriela Augusto, diretora da Transcendemos; e Helen Pedroso, diretora de Relações Institucionais da Rede Brasil do Pacto Global da ONU.

Para sensibilizar os mais de 37 mil colaboradores, Anna Saicali, CEO da fintech Ame e da IF, motor de inovação da Americanas S.A., convidou o time a participar dessa live. A companhia entende que ainda há muito o que fazer e busca avançar na agenda racial por meio da oferta de vagas em eventos voltados para negros no mercado de trabalho, como o Afropresença, além de promover letramento sobre inclusão racial e de gênero em fóruns internos. A atuação junto ao MOVER está em linha com o propósito da companhia de somar o que mundo tem de bom para melhorar a vida das pessoas e integra a estratégia ESG – sigla em inglês para ambiental, social e de governança – da Americanas S.A. para a promoção da diversidade e redução das desigualdades, tema do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 8 da Agenda 2030, da ONU.

Pilares de transformação
As companhias que fazem parte do MOVER se comprometeram a investir em capacitação e geração de emprego por meio de três pilares: liderança, emprego e capacitação e conscientização.

No primeiro pilar, a meta do MOVER é gerar 10 mil novas posições para negros em cargos de liderança até 2030 por meio de recrutamentos inclusivos e desenvolvimento. Já no campo emprego e capacitação, o objetivo é criar oportunidades para 3 milhões de pessoas a partir da oferta de cursos, apoio a empreendedores negros e conexão com o mercado. No pilar de conscientização, o MOVER atua como uma plataforma de apoio na meta de termos uma população conscientizada quanto ao racismo, com comunicação sobre o tema para toda a cadeia de valor das empresas.