Americanas + Clima

Americanas S.A. e Selo Procel se unem para sensibilizar clientes sobre sustentabilidade de produtos

Em parceria inédita, o Selo Procel passa a ser uma das certificações integrantes da Americanas + Clima

A Americanas S.A. e o Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica) estabelecem parceria para levar ao e-commerce, pela primeira vez, o Selo Procel, certificação conhecida por orientar os consumidores sobre quais produtos apresentam os melhores níveis de eficiência energética. Com a iniciativa, o Selo Procel se torna uma das certificações ambientais oficiais da Americanas + Clima, plataforma que auxilia clientes na identificação de produtos que possuem certificações confiáveis. A parceria também prevê uma série de ações para sensibilização de clientes sobre a importância da certificação para além da economia de energia. O anúncio é parte da frente ambiental da estratégia ESG da Americanas S.A., em linha com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 13, com foco na redução das mudanças climáticas.

Com mais de 1.400 produtos certificados por selos como Sistema B, eureciclo e Amigo do Clima, desde bebidas a itens de decoração, higiene e limpeza, a Americanas + Clima tem como meta reunir 20 mil produtos certificados na plataforma até 2023.

 

“Estamos muito felizes em trazer uma certificação tão importante como o Selo Procel para o e-commerce de forma pioneira. Queremos usar a força da nossa marca e a visibilidade da plataforma para trazer luz ao tema e sensibilizar nossos clientes, deixando claro que optar por produtos bem avaliados pelo Selo Procel não é apenas para economizar na conta de energia. É uma escolha que contribui para que toneladas de gases de efeito estufa não sejam liberados na atmosfera”, afirma Rodrigo Coelho, coordenador de Tecnologia e Sustentabilidade da Americanas S.A. e idealizador do projeto.

 

Criado em 1993, o Selo Procel é uma ferramenta que permite ao consumidor conhecer os produtos mais eficientes no consumo de energia elétrica. O equipamento que voluntariamente se candidata ao selo deve ser submetido a ensaios em laboratórios indicados e apenas os produtos que atingem índices de consumo e desempenho determinados são contemplados com o selo. “O Selo Procel se destaca no setor elétrico como sendo o principal programa de certificação voluntária no país, com mais de 40 tipos de produtos certificados e uma ampla rede de laboratórios credenciados. O Selo Procel vem contribuindo, desta forma, para o aumento dos índices de eficiência energética de diversos produtos e, consequentemente, para uma redução significativa do consumo de energia elétrica no país”, explica o gerente do Procel, Marcel da Costa Siqueira, que acrescenta: “Todos os dados disponibilizados já são de origem pública e têm o objetivo de fomentar um mercado mais sustentável em benefício da sociedade. A nossa participação na iniciativa, portanto, não tem objetivo de oferecer vantagem comercial e esperamos que esse tipo de iniciativa possa ser replicada por outras plataformas no futuro”.

Compromisso ESG – A Americanas S.A integra, há 8 anos, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, considerado o principal indicador do desempenho das empresas brasileiras no comprometimento com a sustentabilidade. Em 2021, a companhia passou a integrar ainda o Dow Jones Sustainability World Index (DJSI World), índice global que reúne as maiores empresas do mundo que obtiveram a melhor avaliação em quesitos econômicos, ambientais e sociais. Em 2022, a Americanas S.A. foi destaque no The Sustainability Yearbook, da S&P Glogal, por ter apresentado a maior evolução em seu setor no questionário ESG.