A gigante das bebidas Ambev firmou uma parceria com a Whirlpool (dona de Brastemp e Consul) para entrar no projeto da B.blend, máquina na qual o consumidor conseguirá fazer até dez tipos de bebida, por meio de cápsulas, como café, suco, chá quente, chá gelado, refrigerante, frapês e energéticos. A fabricante de eletrodomésticos havia apresentado o equipamento ao mercado em agosto de 2014. Na ocasião, a parceria com a Ambev não havia sido mencionada.

Na terça-feira, 3, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) a aprovação sem restrições da joint venture entre as empresas – revelando o acordo ao mercado. Segundo parecer do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), entre os propósitos da parceria estão a pesquisa, o desenvolvimento e a venda da b.Blend, assim como a comercialização das cápsulas. As regiões de interesse das empresas são América do Sul, América Central e Caribe (o México não está incluído).

O Cade também diz que a “joint venture permitirá a expansão das variedades de cápsulas”. Entre os vários tipos de bebida mencionados no documento estão “possivelmente cervejas e bebidas maltadas”.

A Ambev não é a única fabricante de bebidas que está apostando que os consumidores vão, em breve, desejar fazer refrigerante e outros tipos de bebida em casa e em suas próprias máquinas. No ano passado, a Coca-Cola anunciou a compra de uma fatia da americana Keurig Green Mountain, que produz máquinas e cápsulas de café, com o objetivo de criar uma máquina para bebidas geladas.

Em comunicado, Ambev e Whirlpool dizem estar “otimistas com a ampliação da parceria” e afirmam que “planejam todas as etapas para oferecer produtos que surpreendam os consumidores”. As empresas já trocam figurinhas sobre inovação há um tempo. A Cervejeira Consul, geladeira especial para os apreciadores de cerveja, foi criada com base em sugestões fornecidas pela Ambev. Houve ainda uma edição limitada da geladeira, envelopada com a identidade visual da marca Skol. No rol de marcas da gigante das bebidas figuram também a Brahma e a Antarctica.

Negócio

A máquina é uma aposta na demanda por conveniência por parte do consumidor. Mas especialistas argumentam que esse tipo de máquina impõe uma mudança de hábito, já que não existe no Brasil o costume de preparar refrigerante ou energético em casa.

Os movimentos da Ambev no Brasil e da Coca-Cola no exterior mostram, no entanto, que os grandes estão vendo espaço para crescer dentro da casa do consumidor. Outro termômetro disso é a SodaStream, empresa que vendeu cerca de 4 milhões de máquinas de bebidas com gás em 2013 e cujas vendas quase quadruplicaram nos últimos quatro anos.

A máquina da Coca-Cola com a Green Mountain, que deve se chamar Keurig Cold, e a máquina da Ambev com a Whirlpool deverão chegar ao mercado no segundo semestre. Os possíveis resultados financeiros desses negócios não são vistos como grandiosos por especialistas. Para o consultor em alimentos e bebidas Adalberto Viviani, a Ambev deve considerar mais o aumento da “convivência” de suas marcas com o consumidor do que o dinheiro.

Mais do que isso, a investida da empresa mostra a disposição de testar um novo negócio, segundo Viviani. “A Ambev é a empresa líder do nosso setor de bebidas. E a obrigação do líder é partir para inovações.” Whirlpool e Ambev terão, cada uma, 50% na parceria. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.