A Ambev, em parceria com a startup Speedbird Aero, realizou na sexta-feira (30) o primeiro teste do seu projeto de entregas de bebidas por drone. O voo aconteceu na cidade de Jaguariúna, no interior de São Paulo, onde fica uma das fábricas da cervejaria.

De acordo com a CNN, o drone usado foi do modelo DLV-1, que tem capacidade para transportar até 2 kg de produtos. Em um trajeto de 2,5 km (ida e volta), feito em menos de 2 minutos, o equipamento levou bebidas da fábrica até um condomínio residencial da mesma cidade.

+ Brasil tem cerca de 1,5 mil drones operando no campo, aponta levantamento

O próximo passo do projeto é realizar testes com um modelo maior e capacidade de trafegar por 20 km, transportando até 8 kg de produtos. A companhia disse, conforme a CNN, que o principal objetivo desta iniciativa é explorar as diferentes formas de distribuição, usando a tecnologia para melhorar a experiência dos consumidores.

A expectativa da companhia é que a entrega com drones possa contribuir com a mobilidade urbana e o meio ambiente, pois deve ajudar a diminuir o número de veículos nas ruas e, consequentemente, a emissão de poluentes.