Na segunda-feira (20), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu aceitar denúncia contra o governador do Amazonas, Wilson Miranda Lima. Com isso ele se torna réu numa ação em que o Ministério Público (MP) o acusa de integrar esquema de desvios de recursos públicos na compra de respiradores para tratar pacientes da Covid. Sim, desvios. Sim, no estado em que, em janeiro, alas hospitalares inteiras ficaram sem equipamentos de respiração matando pessoas. A denúncia partiu da Procuradoria Geral da República (PGR) em abril. O governador tem a companhia de outros 15 acusados. Ele nega. A trajetória de Lima segue um roteiro clássico das eleições de 2018: político de segunda linha, juntou-se à fama de Jair Bolsonaro, de quem é aliado fiel, e se tornou governador atropelando favoritos. É seu primeiro cargo executivo.

RENDA BAIXA, INFLAÇÃO MAIS ALTA

Talvez a única unanimidade entre economistas é de que a inflação é o “mais nocivo dos impostos, especialmente para os mais pobres”. Pois no Brasil ela é ainda pior para as pessoas da classe baixa. A Carta de Conjuntura do Ipea divulgada dia 15 de setembro mostra que a alta de preços em 12 meses cresce quanto menor for a faixa de renda. Nas famílias do topo, o item que mais pesou nos preços foi Transportes. Entre os mais pobres, Alimentos.

FIM DO HOME OFFICE?
Google deve investir US$ 2,1 bilhões em compra de escritórios

Kena Betancur

Segundo reportagem da Reuters distribuída pela agência na terça-feira (21), o Google deve comprar um prédio de escritórios em Manhattan por US$ 2,1 bilhões – a aquisição do conjunto St. John’s Terminal, atualmente alugado pela companhia, será concluída no primeiro trimestre do ano que vem, disse a diretora financeira do Google, Ruth Porat. A informação joga mais luz sobre uma preocupação que boa parte dos líderes do mundo corporativo tem tentado adiar: a volta ao trabalho presencial. Muita gente gostou do modelo home office, ou mesmo híbrido, não tendo de ir todo dia para a firma. O problema é que a maioria das empresas parece pensar que o home office dura enquanto durar a pandemia.

BBB DA CPI
O (não) personagem da semana foi… Wagner de Campos Rosário

Pedro França

.O QUE ELE FAZ: ministro-chefe da Controladoria Geral da União (CGU).

.POR QUE FALAMOS DELE: ofendeu a senadora Simone Tebet (MDB-MS) na CPI ao chamá-la de “descontrolada”. Depois se desculpou.

.POR QUAL MOTIVO ESTAVA NA CPI: para dizer que não foi omisso e não houve prevaricação de controle nas potenciais negociatas de compra de vacina da Índia .

.TEM NO CURRÍCULO: ser mestre em combate à corrupção por universidade em Salamanca (Espanha), segundo o portal da CGU.

.DE ONDE ELE VEIO: Agulhas Negras (nuevas).

COVID
Argentina abre fronteiras

Divulgação

Na terça-feira (21), o governo argentino anunciou que vai afrouxar as regras para turistas estrangeiros e reabrir a partir de 1 de outubro as fronteiras do país, fechadas desde dezembro. Inicialmente, para visitantes de Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai. A partir de 1 de novembro para os turistas estrangeiros em geral. Haverá duas regras: a) apresentar comprovante de vacinação completa com pelo menos 14 dias a partir da segunda dose, independentemente da marca da vacina; b) apresentar teste RT-PCR feito até 72 horas antes da viagem e um teste antígeno no ponto de entrada no país – entre o 5º e o 7º dia depois da chegada deverá apresentar um novo teste PCR. Os exames não serão mais obrigatórios quando a Argentina atingir 50% da população vacinada. Hoje, o índice é de 44,8%.

CRISE FRANCO-AMERICANA
A traição do século

É assim que a imprensa francesa define a decisão tomada pelos EUA, pelas costas e na surdina, de costurar com Reino Unido e Austrália uma aliança militar no Indo-Pacífico (chamada de Aukus) e tirar a França de cena. O Aukus é uma ação clara e direta de onde a nova Guerra Fria se dará tendo o trio de um lado e a China de outro. A Europa ficou fora do jogo.

Divulgação

“Não dizer nada, especialmente ao falar, é metade da arte da diplomacia” Will Durant (1885-1981) Historiador americano.

Ludovic Marin

“Parte da diplomacia é abrir diferentes definições de interesse próprio” Hilary Clinton (1947) Política americana.