A Amazon desembarca na América Latina no final de outubro. Porém, ao invés de aportar em uma país com maior desenvolvimento, como Argentina ou Chile – como já havia sido especulado -, a gigante do varejo escolheu a Colômbia como ponto de partida para a sua empreitada na região.

O centro de operações deverá criar mais de 600 postos de trabalho, além de prestar atendimento e suporte em espanhol, inglês e português, anunciou a empresa na última semana. A Amazon já mantém bases do tipo nos Estados Unidos, Canadá, Costa Rica, África do Sul e Reino Unido.

De acordo com a BBC, a fixação em Bogotá foi priorizada por uma série de vantagens, desde localização geográfica a estabilidade financeira: o país é o primeiro na América Latina a criar meios de proteger os investidores e é considerado o terceiro destino mais amigável para fazer negócios na região.

“Estamos muito satisfeitos em investir este ano em Bogotá e trabalhar com pessoas tão qualificadas na Colômbia, que trarão altos níveis de experiência e paixão por seu trabalho”, afirmou Tom Weiland, vice-presidente de atendimento aos clientes de todo o mundo da Amazon.

Anteriormente, Chile e Argentina eram visados como os principais destinos da Amazon no continente. O presidente argentino, Maurício Macri, chegou a se encontrar com representantes da empresa, enquanto o chileno Sebastián Piñera ofereceu benefícios para a instalação.

A ida da Amazon à Colômbia comprova o seu prestígio entre grandes empresas mundiais. Representantes de diversos segmentos, como Mercedes-Benz, Furukawa, Stanley Black & Decker e Johnson & Johnson, se instalaram no país recentemente. Há alguns meses, a Coca-Cola transferiu sua unidade de negócios na América Latina de Costa Rica para Bogotá.

“A Colômbia tornou-se um centro de serviços para empresas em todo o mundo, devido à nossa localização geográfica estratégica, força de trabalho de qualidade, ambiente comercial favorável e acesso a diversos mercados em crescimento” disse Flavia Santoro, presidente da ProColombia, o órgão governamental voltado a promoção do turismo e investimentos estrangeiros no país.

A chegada na Colômbia mostra o interesse da Amazon no mercado latino-americano. A empresa já possui convênios com companhias em outros países, como Brasil, Costa Rica e México, oferecendo alguns de seus serviços.