A Amazon descobriu um esquema de empresas chinesas pouco conhecidas que estavam presenteando quem fizesse comentários positivos dos produtos vendidos na plataforma de vendas da companhia. Foram cerca de 20 mil avaliações retiradas do ar.

Segundo o Financial Times, essas avaliações eram todas de cinco estrelas e eram coordenadas por mais de 2 mil grupos no Facebook, onde os usuários recebiam brindes ou dinheiro por cada comentário.

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Ter boas avaliações nos produtos é um dos critérios que os algoritmos da Amazon usam para aumentar a visibilidade no sistema de vendas online.

A líder no varejo norte-americano já havia investido US$ 500 milhões no ano passado para estruturar uma rede contra fraudes nas avaliações, mas a recente descoberta expôs a fragilidade da marca.

Justin Fryer, que é uma das pessoas que foi identificada como possível comentarista pago, mora no Reino Unido. A investigação apontou que ele teria avaliado uma quantidade de produtos que somaria US$ 20 mil, conforme os preços anunciados no site da Amazon.

Além disso, em sua conta no eBay, ele anunciava para a venda vários produtos semelhantes aos que tinha avaliado na Amazon, o que indicou que ele poderia estar recebendo os produtos após dar as cinco estrelas. Depois da descoberta, Fryer apagou o histórico de avaliações.