Quase US$ 0,40 para cada US$ 1,00 gastos on-line nos Estados Unidos vão parar nos cofres da Amazon. A empresa possui mais mercado de varejo digital do que seus nove concorrentes mais próximos juntos, incluindo Walmart e eBay, de acordo com a eMarketer. O preço dessa supremacia pode chegar em forma de restrição. De acordo com a Bloomberg, procuradores-gerais de Nova York e Califórnia se unem com a Federal Trade Commission para investigar o mercado on-line da Amazon. Os reguladores federais e estaduais podem levar a uma grande ação antitruste, semelhante à tomada contra a Microsoft, disse Diana Moss, presidente do American Antitrust Institute. “Isso acontece nos grandes casos em que na esfera federal há interesse em fazer cumprir a lei [antitruste] e os estados têm interesse em proteger seus constituintes”, afirmou. A Amazon está entre as quatro grandes empresas de tecnologia que estão sendo examinadas por supostamente abusar de seu poder de mercado. As outras são Alphabet/Google, Facebook e Apple. Na segunda-feira (3) as ações da Amazon caíram 1,67%.

(Nota publicada na edição 1183 da Revista Dinheiro)