Dave Clark, CEO da Amazon Worldwide Consumer e um dos principais diretos de Andy Jassy, o principal executivo da gigante do varejo, deixará a empresa dia 1º de julho, após 23 anos na companhia. Sua saída foi oficializada na sexta-feira (3). Até a quarta-feira (8) nenhum substituto havia sido anunciado. Clark tuitou afirmando que “por mais que tenha amado o passeio, é hora de me despedir para começar nova jornada”.

Ele é um dos poucos nomes do S-Team de Jassy, grupo com cerca de uma dúzia de executivos sêniores de quase todas as áreas de negócios. Assumiu o cargo em 2020, no lugar de Jeff Wilke. Sua área supervisiona unidades como lojas on-line, lojas físicas, vendedores terceirizados e o negócio de assinaturas Amazon Prime. Juntas, elas geraram mais de 75% da receita de toda a companhia no trimestre encerrado em 31 de março.

Clark fazia parte do círculo íntimo do fundador da Big Tech, Jeff Bezos, e se torna mais um quadro da velha guarda a deixar a companhia – Jeff Wilke, visto como potencial sucessor de Bezos, saiu em 2020, um ano depois de Steve Kessel, o pai do Kindle original. Clark recebia US$ 175 mil anualmente, mas embolsava bônus milionários: US$ 56 milhões, no ano passado.

(Nota publicada na edição 1277 da Revista Dinheiro)