Amazon anunciou nesta semana que permitirá que comerciantes terceirizados ofereçam benefícios de associação Prime, como envio gratuito e rápido diretamente para clientes Prime por meio de suas próprias lojas on-line, e não apenas por meio da plataforma da gigante do comércio eletrônico.

A opção, chamada Comprar com Prime, estará disponível inicialmente apenas por convite para comerciantes que já usam o Fulfillment by Amazon, o serviço que permite às empresas enviar produtos para os centros de atendimento da Amazon e fazer com que a empresa de tecnologia cuide da embalagem, envio, devoluções e Atendimento ao Cliente.
Os membros da assinatura Prime verão o logotipo Prime em produtos qualificados nas lojas on-line de outros comerciantes e poderão optar por fazer o check-out com as informações de pagamento e envio armazenadas em sua conta da Amazon.
A medida, que potencialmente afrouxa o controle da Amazon sobre outros comerciantes on-line, ocorre quando a Amazon enfrenta um novo escrutínio antitruste, em parte por supostamente dar a si mesma uma vantagem injusta sobre vendedores terceirizados. A Amazon foi criticada por supostamente usar dados de vendedores terceirizados individuais para informar o desenvolvimento de seus próprios produtos de marca privada. A Amazon negou que o faça.
Com essa nova opção, a Amazon também parece estar mirando no aumento de serviços como Shopify, que ajuda as empresas a administrar suas próprias lojas online. A demanda por Shopify aumentou durante a pandemia em meio a um boom mais amplo do comércio eletrônico. A atração do Shopify para muitas empresas era permitir que as empresas mantivessem relacionamentos mais próximos com os clientes e tivessem mais controle sobre suas lojas online. (A Shopify viu o preço de suas ações cair consideravelmente este ano , à medida que seu boom pandêmico parece diminuir.) As ações da Shopify (SHOP) caíram mais de 8% na quinta-feira.
A Amazon está posicionando o Buy with Prime como uma vitória para os comerciantes que desejam construir seus relacionamentos com os clientes, mas ainda obter acesso à cobiçada infraestrutura de logística e remessa da Amazon.
“Permitir que os comerciantes ofereçam benefícios de compras Prime em suas próprias lojas on-line diretas ao consumidor é um próximo passo empolgante em nossa missão de ajudar comerciantes de todos os tamanhos a expandir seus negócios – seja na Amazon ou além”, Peter Larsen, vice-presidente de marketing da Amazon. Compre com Prime, disse em comunicado quinta-feira. “Com os compradores comprando diretamente nas lojas online dos comerciantes, o Buy with Prime permitirá que os comerciantes construam relacionamentos com os clientes e fidelizem a marca, oferecendo benefícios de conversão, como frete rápido e gratuito”.
A opção Comprar com Prime custará aos comerciantes uma quantia não revelada que é calculada com base no uso, disse a empresa. Não é necessário contrato de longo prazo.