A Amazon anunciou que irá destinar US$ 10 milhões para o Closed Loop Fund, iniciativa voltada a financiar projetos ligados a reciclagem. O objetivo da empresa é melhorar o acesso dos americanos a infraestrutura de reciclagem. Em comunicado, a gigante da tecnologia disse que com a iniciativa pretende tirar um milhão de toneladas de lixo de aterros e assim eliminar dois milhões de toneladas de CO2 da atmosfera até 2028. O impacto disso é similar ao de desligar uma termelétrica de carvão durante seis meses.

Como a maior empresa de e-commerce do planeta, a Amazon tem sua parcela de culpa na produção de lixo por conta das embalagens usadas para envio. No ano passado, somente através da Amazon Prime – serviço de assinatura da loja online que prevê descontos e outras facilidades – 5 bilhões de itens foram enviados, além da empresa ter tido um aumento de 30% de sua rede de entregas.

O impacto causado pelo lixo das embalagens já foi diagnosticado como “Amazon Efect”. Por conta dele, o percentual de papelão reciclado nos Estados Unidos caiu de 92,9% em 1999 para 88,8% em 2017 segundo a American Forestry and Packaging Association. A Amazon já começou a se movimentar em relação ao problema, e lançou o programa Frustration-Free Packaging, que prevê incentivos a marcas que utilizaram embalagens que gerem menos lixo. Segundo a empresa, a iniciativa já eliminou mais de 244 mil toneladas de embalagens e 500 milhões de caixas desde que começou, há 10 anos. Ao ajudar a Closed Loop, a Amazon da outro passo em direção a diminuir seu impacto ambiental.

A empresa que receberá o dinheiro da Amazon foi fundada em 2014 com o objetivo de ajudar, investir e e trabalhar com serviços e iniciativas que visam dar mais acesso a reciclagem, algo que é obrigatório em apenas algumas cidades dos Estados Unidos. O objetivo da Closed Loop é evitar de jogar em aterros cerca de 8 milhões de toneladas de lixo ao permitir a reciclagem para 18 milhões de casas.