Consumidor utiliza o aplicativo da Amazon para entrar na loja (Crédito:Divulgação/Amazon)

A gigante da tecnologia Amazon inaugurou, nesta segunda-feira 22,  a Amazon Go, em Seattle, nos Estados Unidos. A loja, que era aguardada pelo público há mais de um ano, promete livrar os consumidores das caixas registradoras, dos atendentes e, principalmente, das filas.

Isso porque toda a operação é automatizada. O consumidor precisa apenas registrar sua entrada na loja, por meio do aplicativo da própria Amazon, e pegar o que quiser. Depois, basta sair andando. As câmeras e sensores instalados por toda a loja registram o que o consumidor levou e cobram de sua conta na loja online da Amazon.

Consumidores encheram a loja de 170 metros quadrados durante a inauguração. Em entrevista à emissora americana King 5, afiliada da CNBC, um cliente contou que levou 30 segundos para comprar sua cerveja predileta e duas canecas. “É uma inovação que parece realmente estar funcionando. É incrível”, afirmou o consumidor.

Consumidora escolhe produtos diretamente da prateleira. Automaticamente, os itens são adicionados ao seu “carrinho virtual”. Caso desista, basta devolver o produto à prateleira (Crédito:Divulgação/Amazon)

Um dos temores dos usuários é se realmente a automação da cobrança funcionará quando ele desistir de uma compra – por exemplo, quando o consumidor devolver um produto na prateleira.

Segundo a companhia, o ano de 2017 serviu de testes para que o sistema recebesse um ajuste fino. Durante o ano passado, apenas funcionários da companhia puderam utilizar a loja, que fica na cidade sede da Amazon.

O mercado financeiro reagiu bem à inauguração e as ações da Amazon subiam 1,9%, às 16h30, sendo negociadas a US$ 1.319,03. Segundo o site americano Business Insider, a Amazon pretende abrir 2.000 lojas como esta por todo os Estados Unidos nos próximos 10 anos.

Para pagar, o consumidor não precisa fazer nada além de deixar a loja. A Amazon debitará a compra diretamente da conta virtual do consumidor (Crédito:Divulgação/Amazon)