Por Toby Sterling

(Reuters) – A Amazon.com acertou a aquisição de 2% da empresa norte-americana de entrega de refeições Grubhub, da Just Eat Takeaway.com, e oferecerá aos seus membros Prime acesso ao serviço por um ano.

O acordo é um grande alívio para a Just Eat Takeaway, maior empresa de refeições da Europa, cujas ações caíram 70% em 2022o. Os acionistas pressionam a empresa para venda integral ou de parte da Grubhub, adquirida no ano passado por 5,8 bilhões de dólares em ações.

A Just Eat Takeway especificou em um comunicado que continua a “explorar a venda parcial ou total da Grubhub”, embora não haja certeza de que qualquer acordo seja alcançado.

Analistas do JPMorgan disseram que o negócio deve trazer novos clientes e fortalecer a posição da Grubhub nos Estados Unidos, comparável a uma parceria que a Amazon tem no Reino Unido com o concorrente da Just Eat, Deliveroo.

“Embora a Grubhub seja agora apenas uma parte menor do portfólio da Just Eat Takeaaway, representando cerca de 20% das receitas estimadas em 2023, esta etapa melhora a posição da empresa em uma potencial venda (Grubhub)”, escreveram analistas.

As ações da Just Eat subiam 16% em Amsterdã, a 15,94 euros, por volta de 12h10 (horário de Brasília).

O acordo impulsionará o tráfego para a Grubhub, que perdeu participação de mercado para Doordash e Uber Eats à medida que o impacto da pandemia da Covid-19 diminui.

Em troca da participação, a Amazon receberá opção de subscrição de 2% das ações da Grubhub e uma opção de compra adicional de 13% condicionada à atração de clientes para a Grubhub.

“Espera-se que o acordo expanda a adesão ao Grubhub +, ao mesmo tempo que tenha um impacto neutro nos lucros e fluxo de caixa da Grubhub em 2022, e aumente os lucros e o fluxo de caixa da Grubhub a partir de 2023”, disse a Just Eat Takeaway em comunicado.

A empresa afirmou que os ativos brutos da Grubhub valiam 6,5 bilhões de euros no final de 2021.

(Por Elena Vardon, Piotr Lipinski e Toby Sterling)

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