Na semana passada, Dinheiro publicou dados sobre uma pesquisa que calculou que clientes bêbados gastam anualmente US$ 39,4 bilhões em compras nos Estados Unidos, com gasto médio de US$ 736 (R$ 2,7 mil). O site The Hustle gostou da pauta, e foi a fundo na pesquisa sobre hábitos de clientes embriagados, e trouxe um número ainda maior de gastos alcoolizados: segundo levantamento, o total levantado por compras em estado alterado é de quase US$ 48 bilhões, com gasto médio de mais de US$ 400.

O levantamento também calculou quais e-commerce ganham mais com clientes bêbados, a parece que a possibilidade de receber o produto em dois dias faz com que a Amazon (e seu serviço Prime) seja o favorito dos compradores intoxicados, sendo responsável por 85% das compras neste estado. Logo depois vem o eBay com 21 e Etsy, com 12%.

O estudo mostrou que dos 2 mil entrevistados, 79% já fizeram uma compra bêbados, e roupas e calçados são os itens favoritos para se obter depois de beber uma ou duas (ou três, quatro…) cervejas. A bebida da cevada é inclusive a mais propensa a causar compras sob efeito de álcool (34%), seguido de vinho (29%) e whisky (17%).