A Amazon hoje domina o varejo online do mundo, tendo atingido valor de mercado de 1 trilhão, e dona de outros negócios, como o próprio serviço de streaming e uma cadeia de mercados voltada a produtos orgânicos e naturais. Apesar da faceta de grande corporação, a empresa de Jeff Bezos deu um passo em direção a uma negócio mais humano, o Storefronts, um marketplace voltado para pequenos e médios negócios que podem vender seus produtos no maior e-commerce do planeta.

O Storefronts é um setor do site da empresa voltado a dar visibilidade para essas iniciativas. O plano da Amazon é manter a mesma navegabilidade que o usuário encontra ao comprar no site tradicional, destacando a cada semana um empreendedor diferente através de uma série de vídeos intitulada “Storefronts of The Week”, que irá falar dos produtos, história e a equipe por trás do negócio.

Além de trazer a navegação padrão da Amazon, a seção trará categorias exclusivas, como artesãos, negócios de família, negócios geridos por mulheres e inovadores. A intenção é aumentar a interação do cliente com causas e ideias que lhe agradam. Apesar da ideia ser consolidada em sites dedicados a isso, como Etsy, a Amazon conta com uma base de clientes gigantesca. Outro dado que mostra o poder do e-commerce é que em 2017 houve mais vendas de produtos de terceiros do que vendas da Amazon na plataforma.

O Storefront não é revolucionário e nem uma questão altruísta da Amazon, mas é inegável as portas que a iniciativa abre para pequeno empreendedores. É uma maneira da empresa capitalizar com estas iniciativas e ainda tornar seu público mais consciente de quem está comprando – e ajudando de certa forma.