Negócios

Amazon começa a testar sistema de lojas sem caixa em supermercados

O plano da Amazon no momento é implantar a tecnologia em supermercados, muito maiores e com grande variedade de produtos

Crédito: Divulgação/Amazon

Loja física da Amazon Go em Seattle, nos Estados Unidos (Crédito: Divulgação/Amazon)

A Amazon Go já é uma realidade. O sistema revolucionário de um mercado sem caixas eletrônicos já é uma realidade em Seattle, Chicago e San Francisco, que juntas tem sete lojas da modalidade. Utilizando a tecnologia, os estabelecimentos dispensam o uso de caixas eletrônicos utilizando sensores e um cadastro pessoal no aplicativo da loja para que a compra seja efetuada ao analisar os produtos que o clientes leva ao sair da loja, sem a necessidade de parar para a cobrança. Mas até agora o sistema vem sendo utilizado em lojas menores, de pequena escala.

O plano da Amazon no momento é implantar a tecnologia em supermercados, muito maiores e com grande variedade de produtos, segundo o The Wall Street Journal. Em Seattle – sede da empresa – estão testando tecnologia em “território expandido”, em local que simula supermercados, com alto pé direito, prateleiras extensas e grande variedades de produtos.

Outro aspecto que está sendo levado em conta com a nova empreitada é como lidar com a comprar de frutas e vegetais, que devem ser pensados e empacotados para então cobrar o preço da quantidade adquirida.

Este último aspecto, levanta suspeitas de que as novas funcionalidades do sistema Amazon Go pode estar direcionada para a rede de supermercados de produtos naturais Whole Foods, comprada pela empresa em 2017 e que é uma grande sucesso nos Estados Unidos – com seu modelo sendo copiado ao redor do planeta, inclusive no Brasil. A média de produtos em uma unidade do Whole Foods é de 34 mil.

Veja também

+ Funcionário do Burger King é morto por causa de demora em pedido

+ Cozinheira desiste do Top Chef no 3º episódio e choca jurados

+ Governo estuda estender socorro até o fim de 2020

+ Bolsonaro veta indenização a profissionais de saúde incapacitados pela covid-19

+ Nascidos em maio recebem a 4ª parcela do auxílio na quarta-feira (05)

+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?