26/02/2020 - 16:34
A Amazon abriu nesta terça-feira (25) um mercado em Seattle, nos Estados Unidos, sem um operador de caixa. Segundo o Wall Street Journal, a “Amazon Grocery Store” tem mais de 10 mil metros quadrados.
A expectativa da líder no varejo online norte-americano é ampliar este tipo de tecnologia em outras empresas, sobretudo redes de conveniência, lojas de aeroportos e estádios.
O lançamento da rede é quatro vezes maior do que a primeira loja “Go”, aberta em 2018.
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A ideia da Amazon é oferecer a tecnologia de compras como um serviço, sob o modelo de licenciamento ou participação nos lucros.
Como na rede Go, os clientes usam aplicativo específico da Amazon em uma catraca fechada para entrar e começam a fazer compras, adicionando os produtos na sacola.
O app reconhece a devolução de um produto à bandeja, caso o consumidor desista de levar aquele item e o retira da sacola digital. Isso acontece devido aos sensores de peso nas prateleiras e câmeras espalhadas pelo mercado.
É possível entender um pouco mais como funciona a tecnologia dos mercados neste vídeo:
Atualmente, 25 lojas Amazon Go operam em solo norte-americano. O objetivo com a Grocery Store é entrar no mundo dos clientes de bairro, deixando as lojas Go para trabalhadores de escritório, ou que tenham necessidades mais urgentes do dia-a-dia.
O Wall Street Journal destaca que analistas reclamaram da política de uso de dados da rede comandada por Jeff Bezos. Segundo eles, a Amazon estaria usando informações de comerciantes em seu mercado para impulsionar as marcas da empresa.