A Amazon abriu nesta terça-feira (25) um mercado em Seattle, nos Estados Unidos, sem um operador de caixa. Segundo o Wall Street Journal, a “Amazon Grocery Store” tem mais de 10 mil metros quadrados.

A expectativa da líder no varejo online norte-americano é ampliar este tipo de tecnologia em outras empresas, sobretudo redes de conveniência, lojas de aeroportos e estádios.

O lançamento da rede é quatro vezes maior do que a primeira loja “Go”, aberta em 2018.

+ Amazon fecha 2019 como site mais visitado no e-commerce americano
+ Amazon barra na Justiça contrato de US$ 10 bi do Pentágono com Microsoft

A ideia da Amazon é oferecer a tecnologia de compras como um serviço, sob o modelo de licenciamento ou participação nos lucros.

Como na rede Go, os clientes usam aplicativo específico da Amazon em uma catraca fechada para entrar e começam a fazer compras, adicionando os produtos na sacola.

O app reconhece a devolução de um produto à bandeja, caso o consumidor desista de levar aquele item e o retira da sacola digital. Isso acontece devido aos sensores de peso nas prateleiras e câmeras espalhadas pelo mercado.

É possível entender um pouco mais como funciona a tecnologia dos mercados neste vídeo:

Atualmente, 25 lojas Amazon Go operam em solo norte-americano. O objetivo com a Grocery Store é entrar no mundo dos clientes de bairro, deixando as lojas Go para trabalhadores de escritório, ou que tenham necessidades mais urgentes do dia-a-dia.

O Wall Street Journal destaca que analistas reclamaram da política de uso de dados da rede comandada por Jeff Bezos. Segundo eles, a Amazon estaria usando informações de comerciantes em seu mercado para impulsionar as marcas da empresa.