O grupo italiano Prysmian, líder mundial em cabos e sistemas para telecomunicações, celebrou um acordo de fusão com a americana General Cable Corporation, outra gigante do segmento. O negócio, avaliado em US$ 3 bilhões, ainda está em processo de análise e deve ser formalizado no terceiro trimestre deste ano. Essa união amplia a atuação da Prysmian nos Estados Unidos, um mercado em que a General Cable detém um grande volume de negócios. “A estratégia é ter um balanceamento geográfico mais variado”, diz Marcello Del Brenna, CEO da Prysmian na América do Sul. Atualmente, a Europa soma 65% dos negócios da companhia. A partir de agora, essa influência deve diminuir para cerca de 40%. A fusão também deve impactar fortemente a América Latina, segundo Del Brenna. Na região, a presença do grupo dobra de tamanho. Juntas, as empresas terão um volume de vendas estimado em € 930 milhões e presença em 50 países. por 40 países. “A gestão do negócio é muito mais complexa.”

(Nota publicada na Edição 1058 da Revista Dinheiro, com colaboração de: Carlos Eduardo Valim, Luana Meneghetti, Márcio Kroehn e Ralphe Manzoni Jr.)