Giro

Alunos de escolas particular e pública de SP se unem para criar jornal

Eles moram na mesma cidade, estudam no mesmo bairro, mas vivem realidades completamente diferentes. Distantes pouco mais de um quilômetro no Real Parque, zona sul de São Paulo, os alunos das escolas Avenues, que tem uma das mais caras mensalidades da capital, e da Escola José Alcântara Machado Filho, da rede municipal, se juntaram para escrever um jornal com notícias sobre as suas realidades.

“Esse projeto conseguiu unir essas crianças, que vivem em condições tão diferentes, porque deu igualmente voz a todas elas. Os alunos da Alcântara vieram conhecer nosso prédio e nossos projetos e depois nós fomos conhecer os deles. Eles ficaram encantados com o que temos aqui e também ficaram orgulhosos de nos mostrar o que fazem”, contou Tatiana Oliveira, professora de Língua Portuguesa do 5.º ano na Avenues.

O projeto das duas escolas teve início neste ano, após os alunos da Avenues terem uma primeira experiência em 2018 criando o próprio jornal por meio de uma ferramenta do Jornal Joca – uma publicação online e impressa feita especialmente para crianças e pré-adolescentes. “Sempre achei que não adianta só ensinar as crianças a ler e a entender o que acontece no mundo, mas dar espaço para que se manifestem. Por isso, o Joca oferece às escolas uma plataforma para que criem os próprios jornais”, contou a fundadora Stephanie Habrich.

Na primeira edição do jornal da Avenues, os alunos optaram por escrever notícias sobre os projetos que desenvolvem na escola. “Neste ano, eles disseram que queriam escrever mais sobre a comunidade em que vivem, sobre a cidade. Para isso, eles precisam expandir os muros da escola”, disse Tatiana.

Foi dessa demanda dos alunos que surgiu o convite para que os estudantes da José Alcântara compartilhassem a sua visão de mundo e escrevessem juntos a nova edição. Para que o jornal pudesse ser elaborado, os estudantes trocaram visitas e fizeram oficinas de jornalismo juntos.

“Essa experiência foi muito importante para a nossa escola. Quebrou barreiras e preconceitos do lado de lá e do lado de cá. Nossos alunos são de famílias muito carentes, mas que vivem próximas de bairros ricos, com uma realidade muito distinta da deles”, contou Claudia Rodrigues, coordenadora pedagógica da escola municipal.

“Muitas vezes nossos alunos se sentem diminuídos, inferiorizados. Essa interação permitiu que eles vissem que aprendem a mesma coisa, fazem a mesma atividade que os alunos das outras escolas”, explicou a educadora. As crianças também decidiram escrever sobre os projetos que desenvolvem no colégio.

Projeto

A elaboração do jornal faz com que os estudantes se envolvam em todo o processo, desde a sugestão de pautas até a edição. Eles se dividiram em equipes, cada uma responsável por uma das etapas.

“Ensinamos a checar uma informação, a identificar fontes seguras, além da escolha de entrevistados. É um processo de alfabetização midiática que ajuda os alunos a identificar informações falsas que podem encontrar no dia a dia”, explicou Stephanie. Como toda a elaboração do jornal é em grupo, ela também destaca que o projeto ensina outras habilidades, como trabalhar em equipe, compreensão e respeito ao trabalho dos colegas. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Veja também

+ Sandero deixa VW Polo GTS para trás em comparativo
+ Veja os carros mais vendidos em outubro
+ Grave acidente do “Cake Boss” é tema de reportagem especial
+ Ivete Sangalo salva menino de afogamento: “Foi tudo muito rápido”
+ Bandidos armados assaltam restaurante na zona norte do RJ
+ Mulher é empurrada para fora de ônibus após cuspir em homem
+ Caixa substitui pausa no financiamento imobiliário por redução de até 50% na parcela
+ Teve o auxílio emergencial negado? Siga 3 passos para contestar no Dataprev
+ iPhone 12: Apple anuncia quatro modelos com preço a partir de US$ 699 nos EUA
+ Veja mudanças após decisão do STF sobre IPVA
+ T-Cross ganha nova versão PCD; veja preço e fotos
+MasterChef: competidora lava louça durante prova do 12º episódio’
+As 10 picapes diesel mais econômicas do Brasil
+ Cozinheira desiste do Top Chef no 3º episódio e choca jurados
+ Governo estuda estender socorro até o fim de 2020
+ Pragas, pestes, epidemias e pandemias na arte contemporânea
+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?

Tópicos

alunos escolas jornal SP