O impacto que a pandemia da covid-19 vai causar aos estudantes ainda não está claro, mas algumas medias já estão sendo tomadas na tentativa de minimizar os danos.

Nesta quinta-feira (19), a Prefeitura de São Paulo anunciou que alunos do terceiro ano do ensino médio da rede municipal poderão refazer esta etapa do ensino em 2021, caso queiram.

+ Surto de covid obriga desembarque de dezenas de empregados da Petrobras da P-69
+ Dados sinalizaram aumento de casos de covid-19 e internações, diz governo de SP

Segundo o Uol, o secretário municipal de Educação, Bruno Caetano, disse que os estudantes terão o diploma de conclusão do ensino médio em 2020. No entanto, se desejarem, poderão refazer o terceiro ano em 2021, com vaga garantida pela secretaria de educação.

A iniciativa é semelhante à adotada pelo Governo do Estado de São Paulo, que criou o quarto ano do ensino médio.

O objetivo da medida é recuperar o conteúdo pedagógico perdido devido à pandemia.

Vale lembrar que as aulas nas escolas municipais da capital só retornaram no dia 3 de novembro. Os alunos chegaram a ter aulas e atividades curriculares de maneira remota, mas nem todos conseguiram acompanhar o conteúdo, especialmente porque muitos não tinham acesso à internet.

Para o secretário, conforme o G1, os alunos dos outros anos terão como recuperar o ensino nos anos seguintes, oportunidade que os estudantes do último ano não teriam.

Também nesta quinta-feira, o prefeito Bruno Covas descartou novas flexibilizações nas escolas e disse que a cidade não vive uma segunda onda da pandemia da covid-19.