Basta um olhar para identificar um Panerai. Da oficina em Florença em 1860 até se tornar escola de relojoaria, seguindo uma obsessão de valiosas marcas italianas de inúmeros segmentos: o desejo indefectível de se tornar eterna. Por muitas décadas a marca forneceu instrumentos de precisão para a marinha italiana, e carrega essa história até hoje em seu DNA. Consolidou-se com uma imagem aventureira, o que perdura mesmo após sua entrada no mercado internacional com a venda para o Grupo Richemont em 1997. De lá para cá, mesmo reinventada, a grife segue fiel às suas raízes.

Neste ano, trouxe de volta um queridinho dos paneristi, como é conhecida sua comunidade de fãs: o case de 44mm. As linhas Submersible e Luminor, até então fabricadas em 47mm e 42mm, ganharam os novos modelos de tamanho intermediário, diversificando o portfólio da marca. A tendência na alta relojoaria é de redução da caixa. Não para a italiana. Ela preferiu mergulhar nas características que a tornaram única. Com a coleção QuarantaQuattro, consolida seus avanços com materiais sustentáveis e seu posicionamento como marca esportiva em quatro novas versões: o Submersible QuarantaQuattro Luna Rossa (em homenagem à equipe italiana de vela), o Submersible QuarantaQuattro Carbotech, o Submersible QuarantaQuattro eSteel e o Luminor Goldtech Calendário Perpétuo.

O Brasil, onde a Panerai está presente por meio de revendedores autorizados em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, além do e-commerce, está na mira para reforçar a presença da marca na América Latina. A perspectiva é trazer novas experiências com a grife e uma loja no médio prazo. Sem precisar ainda local ou data, Jean Marc Pontroué, CEO da companhia, explica que o brasileiro tem uma conexão especial com a grife. “Existe essa sinergia do lifestyle esportivo e relaxado”, afirmou.

JOIAS EM 44 MM Fiel à sua identidade de marca, os novos modelos Panerai, como os da linha eSteel (na foto) e Luminor Goldtech (foto a baixo), ganharam estrutura mais complexa. (Crédito:Divulgação)

Embora o tempo jogue a favor da alta relojoaria, a Panerai, uma das marcas de luxo mais consagradas nos anos 2000 — quando conquistou os Estados Unidos com um Luminor Logo protagonista de cenas de ação no pulso de Sylvester Stallone — decaiu conforme as técnicas de falsificações se aprimoraram na última década. A marca vem se reinventando desde então, especialmente com a entrada de Pontroué, em 2018. Há quase 30 anos no mercado, sendo a maior parte desse período na alta relojoaria, com passagens por Montblanc e Roger Dubuis (ambas do grupo Richemont), o executivo francês traz uma nova visão sobre a experiência no segmento.

Os modelos Panerai ganharam estruturas mais complexas, a ver pelo Luminor Goldtech Calendário Perpétuo, uma das mais desafiadoras técnicas de relojoaria, lançado recentemente em edição limitada de 33 peças. Feito de cristal de safira fumê, o novo modelo suporta pressão a até 50 metros de profundidade. A compra inclui uma viagem à Florença, ao interior da Toscana, e um NFT que desbloqueia informações sobre o itinerário e benefícios com a marca.

PEGADA VERDE À frente da companhia, Pontroué imprimiu avanços significativos à agenda de sustentabilidade. “O primeiro passo foi pequeno, inspirado por um de nossos embaixadores, o explorador Mike Horn, que provocou a equipe a dar nova vida a uma peça de metal do seu veleiro Pangea”, disse. O item foi levado à sede da Panerai, hoje em Neuchâtel, na Suíça, e transformado no Submersible Ecopangaea Tourbillon GMT 50mm Mike Horn, uma edição limitada de cinco relógios por US$ 190 mil cada. Foi o primeiro processo de upcycling na empresa e inspirou a criação do Submersible eLab-ID, relógio conceitual quase 100% reciclável.

DivulgaçãoLuminor Goldtech (Crédito:Divulgação)

Para reduzir o impacto da indústria no ambiente, uma demanda conectada às novas gerações de consumidores, a Panerai investe na redução de emissão de carbono e na reutilização de materiais. “Até 2025, todo o metal da nossa marca será reciclado”, afirmou o CEO. Nesse quesito, o Submersible QuarantaQuattro eSteel, favorito de Pontroué entre os lançamentos deste ano, é um símbolo desses esforços, com 52% do peso do relógio (137g) composto de materiais reciclados. “Traz uma nova geração de material obtido de sucatas recicladas pelo nosso processo de economia circular”, afirmou. O modelo preserva as propriedades do aço convencional, incluindo estrutura física e resistência à corrosão, já que a linha Submersible resiste a cerca de 300 metros sob a água.

Com o fortalecimento da parceria com a Watchfinder & Co., plataforma de relógios seminovos de luxo, a Panerai coroa sua agenda verde no programa de extensão da vida útil de relógios. Modelos (de qualquer marca) são avaliados e trocados por créditos para compras das coleções exclusivas Luminor, Luminor Due, Radiomir e Submersible. Pontroué comemora se tratar de um “negócio que está definitivamente decolando”. Ou, em termos clássicos, funcionando como um relógio.