A presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Janet Yellen, sinalizou nesta sexta-feira que a autoridade monetária pode elevar os juros na reunião deste mês e sugeriu que outras podem acontecer ainda este ano caso a economia evolua como esperado.

“Na reunião deste mês, o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) irá avaliar se a inflação e o emprego continuam a evoluir em linha com expectativas. Em tal caso, um novo ajuste das taxas dos fed funds é provavelmente apropriada”, disse a dirigente, que discursa para o Executives’ Club em Chicago.

A melhora da economia, da inflação e a possibilidade de mais gastos e menos impostos por parte do governo de Donald Trump parece ter deixado o Fed mais confortável para elevar os juros na reunião de 14 e 15 de março.

“A economia essencialmente atingiu a nossa meta de emprego e nossa meta de inflação está próxima de ser atingida”, disse, acrescentando que não vê o Fed atrás da curva.

Dada a proximidade do Fed de seus objetivos, “e na ausência de novos desenvolvimentos que possam materialmente piorar o cenário econômico, o processo de retirada dos estímulos não deverá ser tão lento como em 2015 e 2016”. Fonte: Dow Jones Newswires.