Giro

Alimentos contaminados: você sabe como identificar e evitar a intoxicação?

Crédito: Reprodução/Pixabay

Uma maneira de forma de evitar a situação é aprendendo a identificar o que está contaminado ou não. Dessa forma evita passar mal. (Crédito: Reprodução/Pixabay)

Ninguém quer ter uma Intoxicação alimentar! Até porque esse é um problema sério e pode ser evitado. Sintomas como dores e náuseas constantes estão associadas ao problema, que podem levar alguns dias para passar. Uma maneira de forma de evitar a situação é aprendendo a identificar o que está contaminado ou não. Dessa forma evita passar mal.

+ Não basta deixar de comer para emagrecer; qualidade dos alimentos é essencial

Fruta

É importante observar se há manchas e riscos no alimento. Procure notar também se a fruta tem furinhos, pois eles podem significar que ela foi picada por um inseto. Outra dica é conhecer as características da fruta madura, porque se estiver muito diferente isso significa que ela não está própria para consumo. Melhor evitar.



Cheiro de leite

O leite é bem fácil de identificar, já que fica com um forte cheiro de azedo. Geralmente a bebida dura 3 dias depois de aberta na geladeira. Mas pode variar se você deixar do lado de fora algum tempo antes de guardar.

Queijo estragado

Nesse caso é preciso observar principalmente a textura. O queijo é branco pode ficar amarelado. O mesmo vale para os firmes que ficam moles ou pode acontecer o contrário. No caso do gorgonzola, ele já é naturalmente mofado. Mas nos outros, se aparecer uma mancha verde, o alimento está contaminado e deve ir para o lixo.

Ovo

Para saber se está estragado ou não, basta colocar o ovo em um copo de água. Ele deve afunda. Se boiar pode descartar. Fique sempre atento à validade do alimento. Ele pode transmitir doenças bem perigosas, como é o caso da salmonella, por isso não tenha medo de jogar o ovo fora.

Carne vermelha

A carne muda a sua cor. No normal deve está bem avermelhada. Se o seu tom começou a mudar é melhor ficar atento. Ela pode estar estragada. Quando aparecem manchas escuras ou esverdeadas, então, é melhor jogar tudo fora. É bom lembrar que as carnes apodrecem muito rápido, então ou você as deixa no congelador para aumentar a sua vida útil ou então é melhor consumi-la em 2 ou 3 dias no máximo.

Peixe

É um alimento que tem um cheiro forte, e o odor se torna ainda mais acentuado. Quando ele passa do ponto escurece e seus olhos perdem o brilho característico. Veja ainda a viscosidade do animal, porque se ela estiver muito diferente do normal é mais um sinal de que ele estragou.

Verdura e legumes

Fácil perceber. As suas folhas ficam amareladas e com manchas escuras. Já no caso dos legumes o ideal é seguir a mesma regra das frutas: veja se eles parecem muito diferentes de quando estão maduros.

Veja também
+ Até 2019, havia mais gente nas prisões do que na bolsa de valores do Brasil
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Veja quanto custa comer nos restaurantes dos jurados do MasterChef
+ Leilão de carros e motos tem desde Kombi a Nissan Frontier 0km