Giro

Alienígenas poderiam usar as estrelas para se comunicarem, diz cientista

Crédito: Reprodução/Pexels

A ideia é que as possíveis civilizações espalhadas pelo Universo poderiam enviar mensagens escondidas nos fótons das estrelas (Crédito: Reprodução/Pexels)

Se existe vida inteligente fora da Terra, por que não a identificamos? Uma explicação é o Paradoxo de Fermi, que diz que as chances de existirem extraterrestres é muito baixa, deivo a uma série de fatores. Mas um estudo (ainda não revisado) publicado dia 27 de julho no repositório online arXiv afirma que as mensagens alienígenas podem estar “escondidas” nas estrelas.

Segundo o físico quântico Terry Rudolph, da Universidade Imperial College de Londres, no Reino Unido, autor do estudo, citado pelo site americano IFL Science, se os alienígenas desejarem se comunicar a grandes distâncias sem alertar as demais “civilizações”, poderiam fazê-lo em meio à radiação térmica.

+ Cientistas lançam projeto para procurar extraterrestres perto da Terra

Como mostra o site, a ideia é que as possíveis civilizações espalhadas pelo Universo poderiam enviar mensagens escondidas nos fótons das estrelas, alterando a luz que é emitida quando uma interfere na outra. O destinatário da mensagem só precisaria observar a estrela cuja luz foi alterada.



“Os fótons podem se propagar por bilhões de anos-luz e reter significativa coerência quântica [capacidade de interferir]. Uma consequência disso é que uma civilização suficientemente avançada pode realizar medições quânticas do número de fótons presentes na luz emitida pelas estrelas”, afirma o físico, citado pelo IFL Science.

Esse método de comunicação, conforme Terry Rudolph, seria particularmente atraente para alienígenas paranoicos devido à dificuldade de distingui-lo das assinaturas térmicas normais dos corpos estelares.

“O resultado é que, quando olhamos para as estrelas e vemos apenas radiação térmica, normalmente concluímos que o Universo é desabitado. Mas, talvez em meio à radiação térmica, o Universo esteja realmente inundado de conversas alienígenas e outras formas de processamento de informações quânticas”, completa o cientista.

Embora o método (incrivelmente complicado) que ele sugere seja possível de acordo com as leis da física, Rudolph alerta que essa não seria a única maneira de possíveis alienígenas se comunicarem. Na verdade, infelizmente, só poderíamos saber a verdade se os próprios extraterrestres revelassem seus métodos.

“Infelizmente, tudo pode estar tão oculto se minha teoria quântica estiver correta. E se não estiver, então provavelmente os alienígenas sabem disso e não estão usando esse método. Parece que a única maneira de testar minha hipótese é esperar que eles apareçam”, comenta o físico quântico ao IFL Science.

Veja também
+ Como podcasts podem ajudar na educação financeira do brasileiro
+ Mistério: mulher descobre que não é a mãe biológica de seus próprios filhos
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Veja quanto custa comer nos restaurantes dos jurados do MasterChef
+ Leilão de carros e motos tem desde Kombi a Nissan Frontier 0km