O Alipay, serviço de pagamento online da gigante do varejo Alibaba, anunciou o investimento de US$ 145 milhões na equipe de futebol feminino da China para os próximos anos. Segundo nota divulgada nesta segunda-feira (8), o valor será empregado no desenvolvimento do esporte no país através da tecnologia e na fomentação de novos talentos.

A seleção chinesa foi eliminada pela Itália nas oitavas do Mundial disputado na França nas últimas semanas. A equipe já despontou como uma das melhores do mundo e chegou a disputar a final na edição de 1999, mas foi vencida pela seleção dos Estados Unidos, que conquistou o tetracampeonato inédito neste fim de semana. Atualmente, a China está na 16ª posição no ranking da Federação Internacional de Futebol (Fifa).

O investimento está em acordo com os planos da China em se tornar uma potência no futebol masculino e feminino nas próximas décadas. Em 2016, o governo anunciou uma série de medidas para tornar o país uma referência no esporte até 2050 com a criação de centros de treinamento e o incentivo da modalidade nas escolas.

O anúncio coincide com as reivindicações de melhores pagamentos e condições para o futebol feminino em todo o mundo. A Fifa foi duramente critica ao premiar com US$ 30 milhões as campeãs do futebol feminino deste ano, enquanto a seleção da França recebeu US$ 400 milhões pela conquista do Mundial da Rússia, em 2018. Segundo a entidade, o valor do prêmio feminino será dobrado na próxima edição do torneio, em 2023.

Esta não é a primeira vez que o Alipay investe no futebol. A subsidiária do Alibaba fechou um acordo de publicidade de US$ 225 milhões com a Liga dos Campões da Europa no ano passado.